Fim da lei de imprensa cria problemas – Por Ivan Valença

(Foto: Arquivo)
O vácuo provocado pelo fim da Lei de Imprensa tem criado problemas intransponíveis para a aplicação da Justiça, com danos à liberdade de expressão, aos jornalistas e aos meios de comunicação. A opinião é de juristas especializados no assunto, para os quais a única saída é a edição de uma nova lei de imprensa pelo Congresso, sem os artigos inconstitucionais da versão anterior, derrubada pelo Supremo tribunal Federal.

 

O fim da lei criou uma situação inusitada. Não temos regulamento para temas como o direito de resposta, o sigilo da fonte ou a orientação para fixação dos valores de indenização. O advogado paulista Manuel Alceu Afonso Ferreira questiona: “Onde está o chamado “entulho autoritário”, afinal?”. Para o jurista Miguel Reale Junior o tiro saiu pela culatra: “A pretexto de derrubar uma regra da ditadura e tirar de cena artigos que nem eram aplicados mais, o supremo extinguiu toda a lei, inclusive as partes que regulamentavam as questões importantes, sem que tenhamos nada no lugar”.

 

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais