Fiscalização eletrônica reduz acidentes em Aracaju

Dados apresentados pela SMTT apontam uma redução de 80,71% (Foto: Arquivo Infonet)

Um mês depois da implantação da fiscalização eletrônica nas principais vias de Aracaju, foram registrados até agora cerca de 72 acidentes de setembro a outubro deste ano. Dados apresentados pela Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) apontam uma redução de 80,71%. Entre os anos de 2011 ao primeiro semestre de 2015, período em que a cidade estava sem fiscalização eletrônica, 388 pessoas morreram e mais de 47 mil veículos se envolveram em acidentes.

Os números com os resultados da implantação do sistema foram apresentados pelo superintendente da SMTT, Nelson Felipe. A quantidade de vítimas fatais e não fatais nos anos anteriores assustam. Nos anos de 2011 ao primeiro semestre de 2015 foram registradas 388 mortes, 13. 387 pessoas ficaram feridas e 47.616 veículos se envolveram em acidentes.

Neste período, as vias de Aracaju não eram monitoradas pelos equipamentos, já que foram retirados em 2011, por suspeitas de fraudes nas multas pelas empresas responsáveis pelo monitoramento.

Somente em 2014, 77 pessoas morreram vítimas de acidentes e 3.456 ficaram feridas. Já a quantidade de veículos que se envolveram em acidentes ultrapassa os 10 mil. Mas neste ano, até agora, os números reduziram. Houve 36 vítimas fatais e 1.867 pessoas ficaram feridas. O número de veículos envolvidos em acidentes também reduziu para 4. 901, em relação aos anos anteriores.

Foram registrados até agora cerca de 72 acidentes de setembro a outubro deste ano

“Esse é o resultado de um trabalho que está dando certo. É um número infinitamente menor do que antes foi apresentando aqui na SMTT. Ao contrário do que falavam que a SMTT seria uma máquina de caça niqueis, é na verdade uma máquina de salvar vidas. Baixar o número de acidentes de 214 para 72 em um mês é um número que merece ser considerado”, comemora.

No mês de julho, quando foi anunciada a implantação dos equipamentos, o número de ocorrências caiu de 223 em junho, para 149 em julho. Já em agosto o número aumentou para 214, quando foi anunciado que os equipamentos estavam em fase de teste. Já no mês de setembro as ocorrências voltaram a cair chegando a 166, quando os equipamentos foram oficialmente ligados.

Multas

Como resultado do monitoramento, a SMTT coleciona mais de 5 mil imagens com infração, mas desse número, apenas 30% dos infratores receberam as multas. Isso porque, segundo informou Nelson Felipe, nas imagens aparecem veículos com placa fria e até aqueles que não estão cadastrados no sistema de dados do Detran.

Nelson Felipe "As imagens devem ser avaliadas com cuidado"

“As imagens devem ser avaliadas com cuidado, já que em muitas delas aparecem dois veículos. Tem aqueles que são placas frias, tem shineray e aqueles que não estão registrados no Detran. Além disso, as imagens precisam ter perfeição para que os motoristas recebam o auto de infração. Estamos tendo muito cuidado”, esclarece Nelson Felipe.

Novos equipamentos

Ainda segundo Nelson Felipe, até o final deste ano, novos equipamentos serão instalados em Aracaju. Na Avenida Hildete Falcão, por exemplo, serão instalados painéis eletrônicos. “Até o final do ano novos radares serão instalados. Já iniciamos as instalações das lombadas eletrônicas e painéis de informação. A gente pretende e baixar ainda mais os números”, espera.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais