
Uma mulher investigada por aplicar golpes financeiros em vários estados do Nordeste foi presa na noite desta segunda-feira, 18, no bairro da Jatiúca, em Maceió (AL). A prisão ocorreu após uma operação conjunta das inteligências da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) e da Polícia Militar de Alagoas (PMAL). Contra ela, havia um mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Criminal de Aracaju.
Segundo as investigações, a mulher respondia a mais de 15 ocorrências por estelionato em diferentes modalidades. Entre os crimes praticados estão fraudes bancárias com uso de dados de terceiros, abertura de contas em bancos digitais, contratação de empréstimos com documentos falsos e até simulações de relações amorosas para obter dados pessoais de vítimas.
Ela também se passava por proprietária de imóveis e cobrava aluguéis de contratos inexistentes. Em outra frente, atuou como correspondente bancária e, nesse contexto, teria utilizado informações de clientes para contrair empréstimos indevidos. Até familiares da acusada foram vítimas, com uso fraudulento de cartões de crédito.
A prisão foi realizada por guarnições do 1º Batalhão da PMAL após levantamento de dados repassados pela Diretoria de Inteligência da PMSE. No momento da abordagem, a mulher tentou enganar os policiais apresentando nome falso e informações inverídicas da própria mãe e da data de nascimento. Também alegou estar grávida e disse estar passando mal, mas o exame feito em uma unidade de saúde descartou a gestação.
Ela foi encaminhada para a Central de Flagrantes de Maceió, onde, além do cumprimento do mandado por estelionato, também foi autuada por falsidade ideológica.
A acusada já havia sido presa anteriormente pela Polícia Federal no aeroporto de Fortaleza, em cumprimento a mandado expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte, mas foi solta por decisão judicial. A nova prisão reforça o esforço das forças de segurança no combate a golpes digitais e crimes de fraude.
O secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, destacou a importância da integração entre os estados. “Essa prisão demonstra a eficiência da atuação conjunta entre Alagoas e Sergipe no enfrentamento ao estelionato, um crime que se moderniza e exige respostas rápidas e articuladas”, afirmou.
Histórico de prisões
De acordo com a SSP/AL, a estelionatária já havia sido presa anteriormente pela Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE), em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte. Na ocasião, ela foi beneficiada por um alvará de soltura. Agora, um novo mandado da 3ª Vara Criminal de Aracaju motivou a operação que culminou na prisão em Maceió.
A captura só foi possível graças à integração das equipes de inteligência. A Diretoria de Inteligência da PM/AL (DINT/PMAL), após receber informações da PM/SE, conseguiu rastrear a localização da suspeita na capital alagoana. A partir desse levantamento, guarnições do 1º Batalhão da PM/AL realizaram a abordagem e efetivaram a prisão.
*Com informações da SSP/AL