![]() |
Perícia de SE recebe reforço da Força Nacional (Foto: ASN) |
Na manhã desta segunda-feira, 15, o secretário adjunto da Segurança Pública, João Batista, deu as boas vindas a mais nove integrantes da Perícia da Força Nacional de Segurança Pública que irão reforçar o trabalho da perícia sergipana até a finalização de todas as etapas do concurso público da Coordenadoria Geral de Perícia (Cogerp), realizado no dia 25 de maio deste ano.
A vinda dos integrantes da Força Nacional para Sergipe faz parte de uma agenda estabelecida após a adesão do estado de Sergipe ao Programa do Governo Federal Brasil Mais Seguro. "Sergipe foi o 4º Estado a aderir ao programa e por conta disso vem recebendo vários benefícios do Governo Federal na área de segurança pública, inclusive na reestruturação e reforço da perícia com o emprego de integrantes da Força Nacional", destacou João Batista.
Os primeiros agentes da Força Nacional foram deslocados para Sergipe ainda no mês de junho deste ano e no dia de hoje foram apresentados mais cinco componentes, totalizando nove profissionais. "São quatro peritos criminais, quatro papiloscopistas e mais um perito de micro comparação balística que irão reforçar o nosso trabalho até a finalização das etapas do 1º concurso público da história da perícia de Sergipe", salientou Batista.
“O pedido do efetivo da Força Nacional foi feito pelo próprio governador Jackson Barreto ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso”, destacou. Para tanto, ficou acordado que o Governo do Estado ofereceria a estrutura necessária e realizaria concurso público para o aumento do efetivo no setor de perícias. Os profissionais da Força Nacional irão atuar juntamente com os peritos sergipanos na realização de procedimentos relativos a crimes contra o patrimônio e a vida (homicídios).
"Com esses profissionais vamos conseguir completar as escalas e atender a demanda de todo o Estado. Anteriormente nós só tínhamos um perito por dia para atender todos os chamados. Agora são quatro equipes completas", destacou o diretor da Cogerp, Adelino Lisboa.
Homicídios
Para a diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Thereza Simony, a chegada dos peritos representa um reforço considerável no trabalho investigativo.
"Com esses profissionais vamos ter a possibilidade de uma maior coleta de provas, dando robustez aos inquéritos e aumentando os nossos índices de elucidação que já são bem maiores que a média nacional", informou.
Pesquisa e parceria com a UFS
Já está em fase de finalização a montagem do Instituto de Análise e Pesquisa Forense (IAPF) que contará com laboratórios de Genética e Toxicologia Forenses, o qual permitirá a realização em Sergipe de exames residuográficos, de detecção de drogas ou álcool, além de DNA (todas as três etapas). O Instituto ocupa um dos seis módulos da nova sede do SergipeTec cuja área total construída é de 874,30 m2 dividida em dois pavimentos, com valor estimado em R$ 1,3 milhão.
O IAPF será gerido pela SSP e contará com o auxilio técnico da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que também utilizará o espaço para pesquisas científicas. A ação conjunta das duas instituições (SSP e UFS) marca um ponto decisivo na história da pericia criminal do Estado. “Os laboratórios ficarão em um prédio cedido através de um convênio firmado em 2012 entre a SSP, a UFS, o SergipeTec e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Científico (Sedetec). Além dos setores de DNA e Toxicologia, o IAPF terá ainda mais seis laboratórios de perícia forense: Química Legal, Entomologia, Informática, Fonética, Biologia, e Antropologia”, destacou Adelino Lisboa.
Os investimentos para o IAPF vêm de várias fontes: convênios com a UFS, recursos do Proinveste e com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Vamos tornar esse instituto apto a fazer exames que nunca foram realizados aqui, somente em outros estados do Brasil. Isso permitirá acelerar os inquéritos policiais e a possibilidade de oferecer à Justiça provas de cunho científico”, explicou o adjunto da SSP, João Batista. Ele também mencionou um recente convênio com a Senasp, que permitiu um repasse de R$ 606 mil para aparelhamento do IAPF.
Fonte: ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B