Fórum Estadual Lixo e Cidadania será lançado segunda-feira

Segunda-feira, dia 13 de dezembro, às 8h15, estará sendo instalado, no auditório da Escola Superior do Ministério Público de Sergipe, o Fórum Estadual Lixo e Cidadania – Felcise. O evento será aberto pelo procurador geral de Justiça Luiz Valter Ribeiro. Segundo o presidente do Felcise, promotor de Justiça Eduardo Matos, o Fórum Estadual, em conjunto com o Fórum Nacional, é uma instancia de articulação entre órgãos públicos e organizações não governamentais que tenham ligação com o tema “resíduos sólidos”, objetivando a orientação e o fortalecimento das ações de forma integrada, descentralizada e participativa.

Esta iniciativa tem sido tomada em diversos Estados brasileiros. As intervenções são similares nos locais onde o fórum é instalado: realização de um diagnóstico e elaboração de propostas detalhadas para a gestão de resíduos sólidos no estado, cadastramento das famílias que trabalham como catadores nos lixões e nas ruas, programação de cursos de capacitação das equipes municipais envolvidas com as questões do trabalho infantil no lixo e elaboração de programas de educação ambiental.

Na abertura do evento, haverá a palestra da representante do Fórum Nacional Lívia Rachel Lorenzetti. Logo em seguida, acontecerão os painéis: “O Resgate da Atuação do Fórum Estadual Lixo e Cidadania”, com a procuradora de Justiça, Maria Cristina Mendonça; “A Política de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, com a representante da Secretaria do Meio Ambiente, Gleidineides Teles dos Santos; “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Projeto Piloto do Governo Federal em Aracaju”, com o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento. Além da  palestra “A Situação dos Cooperados da CARE” com José Soares de Aragão Brito, que falará em nome da CARE – Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju. Abordará o seguinte tema: “.

O Fórum Nacional é uma iniciativa do Unicef que tem buscado contribuir e estimular debates e discussões sobre a questão do lixo, além de articular ações desenvolvidas pelas mais diversas instituições a nível nacional. O intuito é apresentar soluções para a problemática do lixo no país. A principal ferramenta usada pelo Unicef tem sido a mobilização social, criando um clima capaz de sensibilizar os responsáveis pela tomada de decisões capazes de resolver tal questão.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais