FPI/SE: Mais de 100 animais silvestres são resgatados no interior

Durante a ação, os proprietários foram orientados quanto aos procedimentos legais que devem ser tomados para regularizar a criação dos animais. (Foto: MPF/SE)

A equipe Fauna da FPI/SE resgatou 119 animais silvestres nos municípios de Cedro e Propriá durante o primeiro dia de FPI em Sergipe. Tratam-se de aves e répteis, inclusive algumas espécies cujas populações estão diminuindo dos biomas em Sergipe, como o Curió e Jabutis, que estavam em cativeiro, nas casas de populares. Durante a ação, os proprietários foram orientados quanto aos procedimentos legais que devem ser tomados para regularizar a criação dos animais.

Todos os animais resgatados foram transportados para o centro de triagem. No local, biólogos e veterinários vão avaliar as condições dos bichos, para determinar o que será feito com eles.

Entrega voluntária de animais

Enquanto durar a fiscalização, pessoas que criam animais silvestres, como aves, jabutis, teius, podem fazer a entrega voluntária para a equipe Fauna. Para isso, basta levar os animais para o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), onde funciona a Escola Municipal Josias Ferreira Nunes, localizado na Av. Ministro João Alves Filho, em Propriá.

“É importante que os animais não sejam soltos na natureza, pois muitas vezes não estão em condições de soltura imediata. No CAIC, existe uma equipe preparada para receber os animais, dar a eles o tratamento necessário, verificar se podem ser soltos e depois realizar a soltura em local adequado para cada espécie”, explica a coordenadora da equipe Fauna, Aline Borba. Criar animais silvestres, sem a devida autorização legal, é crime. Os responsáveis podem ser multados, em valor de R$ 500 reais por bicho apreendido. Mas, se o animal estiver ameaçado de extinção a multa sobe para R$ 5 mil. Os proprietários que entregarem voluntariamente os animais durante a FPI/SE não serão penalizados.

Confira a lista das espécies resgatadas no primeiro dia de operação:

Aves

Fogo-apagou ( Columbina squammata)
Azulão (Cyanoloxia brissonii)
Sofre (Icterus jamacaii)
Tico tico (Zonotrichia capensis)
Cardeal do nordeste (Paroaria dominicana)
Trinca ferro (Saltador similis)
Canário da Terra (Sicalis flaveola)
Tipio (Sicalis luteola)
Coleirinho ( Sporophila albogularis)
Curió ( Sporophila angolensis) – ameaçado de extinção
Caboclinho (Sporophila bouvreuil)
Bigodinho (Sporophila lineola)
Papa capim (Sporophila nigricollis)
Chorão (Sporophila leucoptera)
Tiziu ( Volatinia jacarina)
Marreco tocinho (Amazoneta sp)

Répteis

Jabuti (Geochelone carbonaria) – ameaçado de extinção
Teiú ( Salvator meriani)

Fonte: MPF/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais