
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu na segunda-feira, 15, a situação de emergência em Frei Paulo, município de Sergipe, em razão do período de estiagem. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com o decreto, a Prefeitura de Frei Paulo já pode solicitar recursos ao Governo Federal para ações de defesa civil. Entre as medidas possíveis estão a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além da aquisição de kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório.
A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir dos planos de trabalho enviados, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Após a aprovação, é publicada uma portaria no DOU com o valor a ser liberado.
por Marina de Sena e Aisla Vasconcelos
*Com informações do Governo Federal