Frente discute ações contra a transposição do São Francisco

Dezenas de entidades unidas contra a transposição
Representantes de diversas entidades estiveram reunidas na tarde desta quarta-feira, no auditório da Sociedade Semear, para uma dupla missão: instalar oficialmente a Frente Nacional em Defesa do Rio São Francisco em Sergipe e traçar as linhas de ação contra o projeto de transposição do rio, proposto pelo governo Federal. A Frente foi criada no último dia 6, em Salvador, e segundo as entidades que a compõem, tem como objetivo aglutinar forças de diversos segmentos contra a transposição.

 

Segundo o deputado estadual Augusto Bezerra (sem partido), representante da Assembléia Legislativa no movimento, o projeto defendido pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a ser mais truculento que o do seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso. “Eles estão estraçalhando tudo que vêem pela frente. Não respeitam nada, nem ninguém. Eles já conseguiram derrubar as liminares e já marcaram para o próximo dia 17 uma reunião em Brasília, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, com o objetivo de aprovar o projeto de transposição”, relatou o parlamentar.

 

Governo Federal tem ação truculenta
Agora, explica Bezerra, as entidades que formam a Frente já partiram para respostas ao movimento do governo Federal. “Tentaremos barrar o projeto, outra vez, na Justiça e, se isto não funcionar, vamos mobilizar a sociedade para impedir as audiências nos Estados, como o fizemos antes”, relembra o deputado. O Conselho já definiu a agenda de audiências. No dia 18 acontece no Rio Grande do Norte; no dia 20 na Paraíba; no dia 22 em Pernambuco; no dia 25 em Minas Gerais; no dia 27 na Bahia; no dia 31, aqui em Sergipe e, no dia 2 de fevereiro, é a vez de Alagoas.

 

A audiência em Sergipe será realizada no Centro de Educação e Tecnologia de Sergipe – Cefet/SE (antiga Escola Técnica) -, a partir das 19 horas. “Nós já estamos começando a nos organizar. NO dia da reunião aqui em Aracaju, estamos mobilizando os municípios ribeirinhos para que mandem para o local pelo menos um ônibus com representantes de suas cidades. Desta forma vamos tentar impedir a realização da audiência”, informa Bezerra, que espera que pelo menos 4 mil pessoas compareçam no local no dia 31.

 

Henry Clay e Luiz Fonseca: ações judiciais e populares
Além da mobilização popular, a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sergipe afirmou que estará, em breve, dando entrada em uma Ação Civil Pública na Justiça Federal de Sergipe, com o intuito de barrar o início das obras. “Agora nós temos que nos unir para impedir os malefícios que serão causados ao meio-ambientes por este projeto. Sem revitalização o rio São Francisco vai morrer”, analisou o presidente da OAB de Sergipe, o advogado Henry Clay Andrade.

 

O deputado federal Jackson Barreto (PTB), apesar de aliado do governo Lula pensa de forma parecida. “Estou cobrando do meu governo uma promessa, ainda da época de campanha, de revitalizar o rio São Francisco. Sem o cumprimento dessa promessa não tenho como aprovara, e sequer discutir, a proposta de transposição”, disse. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Luiz Carlos da Fonseca, explicou que a Frente deve exigir a abertura de uma linha de diálogo entre entidades e governo Federal.

 

Jackson Barreto: adesão formal ao movimento
“Nós queremos que o governo apresente um programa de desenvolvimento sustentável, que não beneficie apenas o Nordeste setentrional. Estamos assistindo, na violência da transposição, a destruição de nosso incipiente Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Vamos tentar mostrar ao governo que uma obra hídrica não vai resolver a questão da falta de água na região. Queremos também que este projeto não seja imposto de forma autoritária e que todos os lados possam sentar para negociar”, argumentou Fonseca.

A Frente Nacional engloba, além da OAB e do Ministério Público, membros da Igreja; representantes de governos estaduais; prefeitos municipais; parlamentares estaduais e federais; sindicatos de classe; estudantes; e integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de entidades representativas dos Estados de Sergipe, Alagoas, Bahia e Minas Gerais.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais