Os funcionários da Companhia Hidroelétrica do Vale do São Francisco (Chesf) realizarão hoje, 26, e amanhã, 27, duas rodadas de negociações com a Eletrobrás. O resultado das discussões definirá a deflagração de uma possível greve dos funcionários. Em todo o Nordeste os sindicatos que representam a categoria estão em estado de alerta. Rio São Francisco
Após a última paralisação realizada no dia 18 de junho, a Eletrobrás lançou a contraproposta de reajuste salarial de 4,5%, sendo 3% em cima do salário base e 1,5% em ganho real. Além disso, as negociações conseguiram um abono de 7,5% nas remunerações, o reajuste do auxílio alimentação, e a gratificação de férias. Amanhã, 27, serão discutidos com os representantes da Eletrobrás as causas sociais do sindicato, como estabelecimento do Plano de Cargos e Salários.
“Acredito que a rodada de negociações dê resultados positivos, até peloq eu vem sendo conversado na Bahia e em Pernambuco. Nas causas econômicas nós já temos alguns resultados, mas temos que lutar pelas causas sociais”, disse Sérgio Souza, presidente do Sindicato dos Eletricitários de Sergipe (Sinergia)