Fundação Aperipê se baseará em “Cultura e Informação”

Indira Amaral
Com o slogan pautado nos princípios da cultura e informação a Fundação Aperipê propõe em sua nova gestão uma mudança na concepção da TV pública de Sergipe. A diretora-presidente da fundação, Indira Amaral, reuniu a imprensa essa manhã no hotel Quality para apresentar a nova marca e a nova equipe que compõe o sistema de comunicação. Estavam presentes na cerimônia os secretários de Cultura, Luís Alberto dos Santos, de Educação, José Fernandes de Lima, e de Comunicação, Eloísa Galdino. 

Ressaltando que a Fundação Aperipê será um instrumento importantíssimo para a divulgação da cultura do Estado, o secretário de cultura disse que a intenção é de tornar também um espaço de formação cultural. “Pretendemos levar ao telespectador uma imagem daquilo que nós temos no Estado de Sergipe, e que poucos sabem”, disse Luiz Alberto.

“A secretaria de comunicação está de portas e janelas abertas para ter uma relação umbilical com a Aperipê. Para construir juntos uma política de comunicação do governo. Que a gente tenha com essa fundação um instrumento de comunicação do governo, que não se preocupe apenas em

José Fernandes Lima, Indira Amaral, Luís Alberto e Eloísa Galdino
divulgar ações. Mas em, construir junto com a sociedade um novo modelo de comunicação pública em Sergipe”, disse a secretária.

Ao anunciar a nova marca e a sua nova equipe de trabalho, Indira Amaral ressaltou a mudança tecnológica que a TV adquire e a necessidade de se discutir regulamentação. “É preciso se travar no país um grande debate sobre regulamentação dos meios de comunicação e tecnologia, porque a estrutura econômica organizada em torno do sistema capitalista faz com que todo esse conhecimento da humanidade não possa ser usufruído pela população. Isso porque sua regulamentação é determinada por pequenos grupos que acabam detendo o acesso”, falou Indira.

Marca e Slogan

A nova marca da Fundação Aperipê é uma junção simples de um elemento visual (três cubos coloridos), com uma fonte objetiva e direta. “A gente procurou uma marca limpa, de fácil leitura, que contemple através de três elementos o tripé de meios da Fundação Aperipê, que são as rádios AM e FM, e a TV. As cores representam a unidade de medida mínima na TV no sistema RGB, daí os cubos, vermelho, verde a azul”, falou Raphael Borges, diretor de criação e responsável pela criação da marca.

A marca levou um mês para ser definida e foi levado em conta os aspectos de ruptura com a marca anterior. “Nós temos algo que rompe com o conceito antigo, e que une toda a instituição. Nada do que a gente queira fazer pode se assemelhar ao que se fazia antes, porque antes não era um sistema de TV Pública”, disse Indira.

O Slogan definido é ‘Cultura e Informação’, que deixa explícito qual vai ser o mote de atuação do sistema de comunicação. “O slogan reflete a nossa missão”, ressaltou a diretora-presidente da Fundação.

Nova equipe

Patrick Tor4, Claudia Endlein, Indira (ao centro), Jefferson Andrade e Jorge Luiz Queiroz 
A equipe que compõe o quadro de diretores da Fundação Aperipê traz pessoas já conhecidas do público sergipano e nomes novos. Foram anunciados hoje: Claudia Endlein (diretora de TV), Cleomar Brandi (diretor de jornalismo), Pauly de Castro (diretor de áudio e tecnologia), Jefferson Bosco de Andrade (diretor de operações), Patrick Tor4 (diretor da FM), Jorge Luiz Queiroz (Diretor da AM), Ivana Dantas (diretora de captação), Raphael Borges (diretor de criação) Werden Tavares (diretor de marketing), Maíra Ezequiel (diretora de difusão de projetos), Sérgio Aragão Melo (Procuradoria Jurídica).

O DJ Patrick Tor4 fala com entusiasmo da nova empreitada na direção da FM. “Eu tenho algumas determinações particulares, que acredito como músico e produtor, e que flerta muito com o conceito que toda a fundação vai trabalhar, que é cultura e informação. A gente tem o objetivo de dar vazão cada vez maior ao artista sergipano, trazer uma programação variada, privilegiando o artista nordestino, os artistas independentes”, disse.

Tor4 comentou que a intenção é fomentar a produção cultural local também com eventos. “Não só ficar no dial, a FM tem uma intenção de fazer eventos. Trazer o artista que é executado na rádio para que o público possa conhecer e levar o público ao artista”, ressaltou.

A diretora de Captação Ivana Dantas, ressaltou que uma das primeiras ações a serem tomadas é se aproximar do mercado publicitário sergipano para mostrar ao empresariado a possibilidade de anunciar numa emissora pública. “Nós estamos tentando captar anunciantes que venham agregar à nossa programação. Nossa produção não busca audiência a qualquer custo, mas sim qualidade de conteúdo e produção”, disse.

A maior parte da nova equipe já tomou posse, e os resultados estão aos poucos sendo implementados na programação dos veículos. No dia 26 de março estréia o telejornal da TV Aperipê, que deve se chamar Notícias Aperipê, sob a direção de Cleomar Brandi. “Será uma outra forma de cobertura diária”, garante Indira Amaral. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais