Governo reconhece situação de emergência em Carira devido a seca

O município de Carira enfrenta a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência no município de Carira em Sergipe. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). O município de Carira enfrenta a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.

De acordo com o documento, o reconhecimento foi feito com base nas informações apresentadas no Formulário de Informações de Desastre (FIDE). Em Carira, o desastre foi classificado como Seca – 1.4.1.2.0, conforme o Decreto Municipal nº 33, de 05 de fevereiro de 2026.

Após a publicação da portaria, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais