Governo suspende licitações da transposição

O governo voltou atrás na decisão de licitar as obras de transposição do Rio São Francisco antes mesmo de obter autorização ambiental para o projeto. Agora, decidiu que os editais para a contratação dos serviços das construtoras só serão marcados após a concessão de licenciamento pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

 

A estratégia de fazer a licitação antes de obter a licença tinha como objetivo acelerar o cronograma de implantação do projeto e havia sido anunciada em janeiro. A previsão era começar as obras em abril. Com a mudança de planos, o principal projeto de infra-estrutura do presidente Luiz Inácio lula da Silva terá que ser novamente adiado.

 

Previsto originalmente para começar a sair do papel no início deste ano, o governo só dará largada às obras, na melhor das hipóteses, no terceiro trimestre. Isso se não houver contestações jurídicas, conforme prometem muitos dos opositores do projeto da transposição. O maior defensor dos lançamentos dos editais antes da divulgação do licenciamento era o coordenador do projeto de interligação do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste, Pedro Brito, também chefe de gabinete do ministro Ciro Gomes, da Integração Nacional.

 

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais