Os servidores técnicos-previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sergipe se reuniram em protesto na frente de uma agência da autarquia federal, localizada no bairro Siqueira Campos, em Aracaju, nesta quarta-feira, 24. A mobilização marca o terceiro dia de greve da categoria.
Assim que os servidores deflagraram a greve, o coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sindprev-SE), Deivid Christian, informou que a categoria se organizaria em uma agenda de mobilização para chamar atenção da autoridades em relação às reivindicações dos servidores.
As demandas do Sindiprev giram em torno de três eixos principais. São eles: melhores condições de trabalho nas agências do INSS, reestruturação da carreira dos técnicos-previdenciários e reajuste salarial que possa corrigir as perdas inflacionárias que a categoria vem enfrentados nos últimos 7 anos.
“Através de concurso público, o governo Lula contratou em 2023 aproximadamente 1.700 servidores, mas devido à desvalorização da carreira, más condições de trabalho e sobrecarga que se mantém, mais de 250 servidores recém contratados pediram exoneração. Por isso é preciso valorizar os servidores do INSS. Nos governos Temer e Bolsonaro, sofremos 7 anos de arrocho salarial. No ano passado o governo Lula nos concedeu um reajuste emergencial de 9%, mas amargamos 40% de perda salarial acumulada com Temer e Bolsonaro, então nosso salário segue achatado e pouco atrativo”, explicou Deivid Christian.
Proposta do MGI
O Ministério da Gestão e Inovação informou que apresentou uma proposta à categoria que prevê ganho acumulado de 24,8% entre 2023 e 2026 para os servidores ativos e inativos. De acordo com a pasta, esse ganho cobre as perdas inflacionárias do governo atual e parte das perdas de gestões anteriores.
A atual proposta também prevê alongamento da carreira de 17 padrões para 20 padrões; manutenção da remuneração de ingresso do nível superior e nível intermediário com valorização do vencimento básico e criação de gratificação de atividade em substituição à Gratificação de Atividade Executiva (GAE).
“O governo tem realizado um grande esforço para atender as reivindicações de reestruturação das carreiras de todos os servidores federais, respeitando os limites orçamentários”, diz a nota do ministério.
Meu INSS
O INSS informou que mais de 100 serviços do órgão podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, disponível para download em celulares com conexão com a internet e para acesso via computador. A Central de Atendimento 135 também funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Os segurados que necessitarem de algum serviço do INSS, como requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio-doença, por exemplo, podem usar esses meios.
Ainda assim, a paralisação pode afetar os processos de concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC), atendimento presencial e análise de recursos e revisões.
por João Paulo Schneider
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B