A ampliação do monumento foi possível através da doação feita pela Codevasf para o Governo (Foto: Paulo Timtim) |
Os sergipanos têm mais motivos para celebrar. Na tarde da última quarta-feira, 15, o Monumento Natural Grota do Anginco, uma importante área conservação da Caatinga, foi ampliado em 85,3 hectares. A ampliação do monumento foi possível através da doação feita pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para o Governo de Sergipe. O contrato foi celebrado na tarde desta quarta-feira, 15, na superintendência da Codevasf e representa uma ação de compensação ambiental que contribuirá para reduzir o impacto ambiental provocado pela implantação do projeto de irrigação Jacaré-Curituba, localizado na mesma região.
“Essa compensação mostra a evolução da consciência ambiental dos empresários. Aos poucos, e com o trabalho constante, vamos mostrando que qualidade de vida é cuidar das pessoas e que é isso o que estamos fazendo com a preservação do meio ambiente”, avaliou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Olivier Chagas.
Com a doação, a área total passa a ser de 2.270 hectares de proteção ambiental entre os municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco, que além da conservação do bioma, estimula a pesquisa científica, ações de educação ambiental e o ecoturismo. O monumento também é nacionalmente conhecido por seu valor histórico e cultural, já que a área serviu como rota do cangaço e foi onde Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros foram mortos em 1938.
Segundo explicou o presidente da Codevasf, Said Schoucair, a doação é fruto do investimento de R$ 181 mil. Para ele, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, outro fator positivo é a aproximação e parceria com o governo do estado. “Temos hoje essa parceria importante com o governo, que tem demonstrado uma atenção especial com a região do Baixo São Francisco”, avaliou.
Para o ambientalista Carlos Mateus, o impacto será extremamente positivo. “Todas as compensações feitas ao meio ambiente são importantíssimas porque aumentam a área de preservação, não só da vegetação, mas também dos rios e da fauna”.
Fonte: Semarh
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B