Agência Nacional de Águas (ANA) comunica a necessidade de manutenção da defluência média semanal de 1.000m³/s na usina hidrelétrica de Xingó (AL/SE) durante o mês de fevereiro.
A necessidade de manutenção de defluências de 1.000m³/s foi comunicada oficialmente por meio da Carta Circular nº 002/2020 da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), devido à redução da geração eólica no Nordeste e da necessidade de atendimento das demandas do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Reunião
A próxima reunião da Sala de Acompanhamento do Sistema Hídrico do Rio São Francisco está marcada para 2 de março. Com a entrada em vigor das novas condições de operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco em 1º de maio de 2019, devido à melhora na situação da bacia hidrográfica, o acompanhamento da situação do Velho Chico teve uma mudança. A Sala de Crise do Rio São Francisco foi desfeita e foi instalada a Sala de Acompanhamento do Sistema Hídrico do São Francisco, cuja primeira reunião aconteceu em 6 de maio do ano passado. Os encontros do grupo são mensais.
A operação da hidrelétrica de Xingó está relacionada ao volume útil acumulado no reservatório da hidrelétrica de Sobradinho (BA), sendo que o reservatório baiano operava com 32,25% em 2 de fevereiro. Com isso, Sobradinho opera na faixa de atenção para o período úmido, que vai de dezembro a abril. Nesta situação, a defluência máxima média mensal e a mínima diária é de 800m³/s em Xingó.
Fonte: ANA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B