Homem que se passou por morto é preso em condomínio em São Paulo

Investigado comandava organização criminosa com atuação interestadual e internacional

A Polícia Civil de Sergipe desmontou a farsa de um narcotraficante que se passou por morto para escapar da Justiça e continuar comandando uma organização criminosa com atuação interestadual e internacional. Adriano Pereira Cosmo, de 44 anos, conhecido como “Puff”, foi preso no último dia 23, em um condomínio de luxo às margens de um lago, no município de Paranapanema, interior de São Paulo, após um trabalho de inteligência que contou com a identificação técnica realizada pelo Instituto de Identificação de Sergipe.

Segundo a Polícia Civil, o preso é Adriano Pereira Cosmo, de 24 anos, conhecido como “Puff”, apontado como líder de uma organização criminosa com atuação interestadual e internacional, com ramificações na Colômbia, Bolívia e Paraguai. Ele utilizava documentos falsos, incluindo uma certidão de óbito fraudulenta, na tentativa de extinguir processos judiciais e se manter fora do radar das forças de segurança.

As investigações foram conduzidas pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e pela Divisão de Inteligência e Planejamento Policial da Polícia Civil de Sergipe, em integração com equipes do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas. Contra o investigado havia mandados de prisão expedidos pela Justiça Estadual de Sergipe e pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu (PR).

Ainda de acordo com a polícia, Adriano possui um extenso histórico criminal, com condenações por homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos. A prisão integra a Operação Hibernação Final, deflagrada após informações indicarem que ele estaria escondido no local para passar as festas de fim de ano.

Foragido

Em desdobramento da operação, a Polícia Civil também divulgou a identidade de Ediraldo de Assunção Dias, conhecido como “Andinho”, considerado foragido da Justiça e apontado como integrante da mesma organização criminosa.

Ediraldo teve a identidade confirmada após trabalho técnico da Polícia Científica de Sergipe, por meio do Instituto de Identificação. Durante diligências realizadas em abril de 2025, no município de Itaporanga d’Ajuda, um investigado conseguiu fugir no momento de uma abordagem policial, ocasião em que foram apreendidos mais de 200 quilos de maconha, além de documentos, balança de precisão e outros materiais ilícitos.

A partir desses vestígios, exames papiloscópicos permitiram confirmar que o homem que fugiu tratava-se de Ediraldo, antigo parceiro do líder da organização criminosa. Segundo a Polícia Civil, ele já foi preso em operações anteriores ao lado de “Puff” e segue sendo procurado.

*Com informações da SSP/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais