Ibama dá início a Piracema nesta quarta

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realiza a partir desta quarta-feira em Sergipe o defeso no rio São Francisco. Trata-se da Piracema, período em que os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução.

A intenção do Ibama é coibir a atividade pesqueira profissional e regulamentar a pesca amadora em municípios cortados pelo rio São Francisco. O defeso prossegue por mais quatro meses, a fim de preservar a abundância de peixes em águas sergipanas.

Durante a Piracema fica proibida qualquer atividade de pesca profissional, inclusive o uso de redes, tarrafas, e outras armadilhas. Os pescadores amadores somente poderão utilizar vara com molinete/carretilha.          

Monitoramento

Durante a Piracema, técnicos do Ibama em Sergipe farão um monitoramento por terra nas regiões da foz do rio São Francisco até Própria, Gararu e Xingo. Além disso, será utilizado um helicóptero sobrevoando o rio. O Instituto avisa que quem desrespeitar o defeso poderá pagar multa ou ser preso, a defender da gravidade da infração.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais