Ibama lança nota pública explicando cancelamento de audiência

A Audiência Pública programada para acontecer hoje, às 19 horas, no auditório da antiga Escola Técnica, foi suspensa. A decisão partiu do superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe, Márcio Macedo.

 

Em meio aos gritos, palavras de ordem e muitos protestos, a deputada estadual Ana Lúcia Vieira deu a notícia. Segundo ela, o superintendente do Ibama em Sergipe tinha acabado de transmitir a informação pelo telefone. Ana quase não consegui falar, o que só foi possível depois de muitos pedidos e de arrumar um microfone. Ao anunciar a decisão às centenas de pessoas presentes no auditório, estalou-se no local um clima

Luiz Carlos Fontes
foi de pura euforia e sentimento de vitória.

 

Para Luis Carlos Fontes, secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, essa foi uma conquista importante. “Vamos continuar com a mobilização e esperamos que o mesmo aconteça em Alagoas. Caso o Ibama marque uma nova data para a audiência tornaremos a cancelá-la, e vamos continuar a fazê-lo até que o Ibama faça um processo legítimo e ético, porque o que iria acontecer aqui hoje era algo falacioso” declarou.

 

Ana Lúcia considerou a decisão de Márcio Macedo heróica. “Ele teve a coragem de dizer não e desobedecer as ordens

O dirigente do MST, João Daniel e a Deputada estadual Ana Lúcia
hierárquicas. O Ibama aqui em Sergipe historicamente contrariou
uma decisão, mesmo com a presença do representante do Ministério da Integração Nacional aqui no Estado”, disse a deputada feliz com a decisão, que segundo ela, representa respeito a população sergipana que é contra o projeto de transposição do governo Federal.

 

O Ibama lançou uma nota pública esclarecendo o motivo da suspensão:

 

Nota Pública

 

Em função do acirramento dos ânimos e do clima de hostilidade publicamente estimulados, o Ibama decidiu cancelar a realização da Audiência Pública marcada para o dia de hoje, no auditório da Unidade Sede do Cefet/SE, para a discussão do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional.

O clima constrange o debate democrático e a diversidade de opiniões, e impede que as Audiências Públicas cumpram a função de promover a informação e garantir a participação da sociedade no processo de licenciamento ambiental.

 

Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento e Qualidade Ambiental Gerência em Sergipe.

 

Aracaju, 31 de janeiro de 2005             

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais