A abertura oficial dos trabalhos do Censo Agropecuário e da Contagem de População de 2007 foi realizada na manhã de hoje, 16, com a coleta de dados do governador Marcelo Déda, no Palácio dos Despachos – primeiro sergipano a ser entrevistado. Déda é entrevistado para o Censo (Fotos: ASN)
Logo depois, o chefe da unidade regional do IBGE em Sergipe, Antônio Marinho, concedeu entrevista coletiva à imprensa no auditório do palácio para explicar a operação conjunta dos Censos, que vai percorrer até o fim de julho todos os 75 municípios.
“O objetivo dos Censos 2007 é calibrar as estimativas populacionais e desenhar um novo mapa sobre a realidade agropecuária do país. Na Contagem da População, serão pesquisadas características referentes a sexo, idade e migração, que irão atualizar as mudanças demográficas ocorridas no país desde o último levantamento de referência, o Censo Demográfico 2000”, explica.
Para o Censo Agropecuário serão visitados 89.364 estabelecimentos em Sergipe e seis milhões de estabelecimentos agropecuários nos 5.564 municípios brasileiros. A intenção é traçar um perfil do setor agropecuário brasileiro. “O último levantamento do campo feito pelo IBGE é de 1996. Com esse novo retrato, vamos dimensionar as mudanças no setor agropecuário em Sergipe e no país”, disse Antônio Marinho. Antônio Marinho presta esclarecimentos sobre Censos
Tecnologia
Pela primeira vez na história do IBGE, os recenseadores utilizarão um computador de mão, ao invés do tradicional questionário em papel. A nova tecnologia vai permitir também captar as coordenadas de localização de escolas e estabelecimentos de saúde e atualizar o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE). “Esse novo instrumento vai garantir uma maior precisão dos dados e uma apuração das informações em tempo recorde. O resultado da Contagem da População será divulgado em agosto e o do Agropecuário em outubro”, afirmou o chefe regional do IBGE.
Matéria relacionada: