Ibope detecta que eleitorado não sabe em quem votar nas próximas eleições

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Ibope aponta que quase metade do eleitorado brasileiro não sabe em quem votar nas próximas eleições. O levantamento, realizado entre os dias  14 e 18 de julho, compilou dados a respeito das tendências da opinião pública brasileira em relação às eleições presidenciais de 2006, à avaliação do atual governo, às denúncias de corrupção, à reforma política e à consulta popular sobre desarmamento.

 

Segundo o Ibope, na pergunta espontânea de intenção de voto para presidente, Lula obtém 22% de menções, mas 45% declaram que ainda não sabem em quem votar na próximas eleições. Simulando-se possíveis candidaturas, Lula fica com 39% nas listas com Geraldo Alckmin e Fernando Henrique e com 36% na simulação com José Serra. Caso o candidato do PT fosse Antonio Palocci, ao invés do presidente Lula, Garotinho ficaria com 24% das intenções de voto, seguido por Geraldo Alckmin, com 17%; César Maia, com 9%; Heloísa Helena, com 6%; Antonio Palocci, com 4%; votos brancos e nulos, 30% e aqueles que não saberiam em quem votar representam 10%.

 

Quanto à avaliação do governo, o Ibope teria detectado que a avaliação positiva do presidente Lula permanece estável em relação à pesquisa realizada para a CNI em junho. Pouco mais de um terço dos entrevistados consideram que Lula está fazendo um governo ótimo ou bom, o que, segundo o Ibope, indica uma estabilidade na avaliação positiva do Governo Lula mesmo com as denúncias de corrupção ocorridas no último mês.

 

DENÚNCIAS – Um dado interessante levantado pelo instituto é que quase três quartos da população tomaram conhecimento de denúncias de corrupção nas últimas semanas, porém este índice chega a apenas 55% entre os menos instruídos. Entre os que conhecem os fatos, 57% apontam que os mesmos estão associados ao PT, 51% aos Correios e 29% à Câmara dos Deputados.

 

“O grau de envolvimento de alguns políticos com a existência do mensalão é percebida de forma diferenciada. O deputado Roberto Jefferson é percebido como o mais envolvido e o presidente Lula como o menos envolvido. Cerca de 8 em cada 10 entrevistados declaram que não votariam em Roberto Jefferson para qualquer um dos seguintes cargos: presidente da república, governador, senador, deputado federal e prefeito. Além disso, 65% dos entrevistados acham que o deputado Roberto Jefferson deveria ser cassado – índice que chega a 80% entre eleitores com nível de instrução superior e entre os de renda mais alta”, divulgou o Instituto.

 

DESARMAMENTO – “A grande maioria da população se mostra favorável à proibição do comércio e posse de armas de fogo”, detectou o Ibope. Os dados divulgados mostram que caso a consulta popular sobre o desarmamento fosse antecipada para hoje, ela seria aprovada pela grande maioria da população: 81% dos entrevistados. O índice a favor da proibição é menor entre a população masculina (23%, contra 17% no total), entre os mais instruídos (21%), e principalmente entre os moradores da região Sul (27%).

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais