Idosos reivindicam melhoria nos serviços de transporte

Idosos reivindicam melhorias no serviço de transporte coletivo (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

Representantes da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Aracaju (Asapia) reivindicam melhorias na estrutura e no serviço de transportes coletivos da capital. Segundo os manifestantes, os pontos de ônibus sem cobertura e a falta de assistência dos motoristas com relação aos idosos tem causado transtornos diários na locomoção dos idosos. Inspeções aos pontos de ônibus e terminais de integração estão entre as pautas da associação para os próximos dias.

Segundo José Marques, diretor de assuntos legislativos da Asapia, o descaso marca o dia-a-dia dos idosos. “Como se não bastasse ter que esperar nos pontos de ônibus quebrados e sem cobertura, nós temos dificuldade para entrar nos ônibus, já que os motoristas param distante da calçada. Isso quando param, por que se só houver idosos nos pontos, eles passam direto já que nós temos isenção da passagem. E quando já estamos nos ônibus, eles freiam e aceleram bruscamente o tempo todo”, relata.

De acordo com o representante, a reivindicação já foi levada ao conhecimento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) anteriormente. “Há mais de um ano fomos à SMTT e entregamos à Diretoria mais de mil panfletos para serem colocados nos ônibus com dizeres pedindo respeito aos idosos. Nenhum panfleto, no entanto, foi colocado. Se fosse algum cartaz de show, com certeza eles colocariam”, desabafa.

Pontos de ônibus sem cobertura são problema para usuários

Para levar a público as pautas da classe, a associação realizará manifestações periódicas na praça General Valadão, nas últimas sextas-feiras de cada mês. “Convidamos a população a entrar na luta conosco. Estamos marcando também a data para as inspeções nos pontos e terminais em dias de bastante movimentação, para que todos possam ver que nossa reivindicação é válida”, afirma.

SMTT

Segundo a assessoria de comunicação da SMTT, a superintendência mantém uma divisão específica para conscientização e correção dos motoristas e operadores que vierem a desrespeitar os usuários. Trata-se do Serviço de Notificação e Atendimento, que não só realiza advertências como pode vir a punir com multa o operador em caso de reincidência de reclamações. Caso sinta-se desrespeitado, a SMTT recomnenda ao usuário o contato com a ouvidoria para registro de queixas. Para tanto, é necessário detalhar a situação o máximo possível, citando horário da ocorrência, linha e número de identificação do ônibus.

Com relação ao pedido de divulgação dos panfletos da Asapia, a diretoria da SMTT alega ter encaminhado o pedido. "Pode ter acontecido de os representantes da associação não terem visto os cartazes em veiculação, já que o período de circulação é de uma semana. Isso se deve à grande demanda para a utilização do espaço nos ônibus", informa a assessora Raquel Passos.

Sobre a restauração dos pontos de ônibus da capital, a SMTT afirma que a nova gestão da entidade está trabalhando no mapeamento das unidades, para posterior remanejamento e restauração. O serviço deverá ser executado via licitação, e ainda não possui data prevista para ser iniciado.

Por Nayara Arêdes e Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais