O Instituto GBarbosa (IGB) em parceria com o Senac realizou no final da tarde desta quinta-feira,27, a formatura de mais uma turma do projeto “Despertar e Aprender”, que promove a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Instituto GBarbosa realiza formatura de alunos do projeto Despertar e Aprender(Foto: Portal Infonet)
Em discurso a presidente do Instituto GBarbosa, Nadja Mattos, afirmou que o mercado de trabalho é muito difícil,mas que o curso fará a diferença na vida dos alunos. “A nossa expectativa é que esse curso tenha ajudado a vocês e daqui para frente o sucesso depende de vocês mesmo e da força de vontade de cada um, em superar os próprios limites” ressalta
A iniciativa é desenvolvida desde 2006 juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SE) e a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada/SE).
Para a diretora do Senac, do Núcleo de Promoção de Pessoas Com Deficiência , Marta Luiza Barbosa ,o projeto é um grande avanço. “Eu entendo esse projeto como um grande avanço,porque é um novo desafio, porque trabalha com a estrutura física, com material didático e com o mercado de trabalho. Hoje a gente está colhendo os frutos desse trabalho”, pontua. Marta e Alzira ressaltam a importância do trabalho(Foto: Portal Infonet)
Ao longo dos cinco anos de existência, o projeto “Despertar e Aprender” já profissionalizou mais de 110 jovens e adultos, sendo que destes, aproximadamente 75 % se encontram trabalhando.
Aluna
Para aluna Sueneide dos Santos, que é deficiente auditiva, receber o certificado na tarde de hoje representa um novo momento. “Tenho certeza que tudo será melhor, primeiro porque estudar melhora a vida das pessoas, independente das suas dificuldades e limitações”, avalia. Sueneide é deficiente auditiva e afirma que curso irá melhorar sua vida(Foto: Portal Infonet)
Ainda segundo Suineide o curso também irá possibilitar um crescimento profissional. “ Já trabalhei antes, mas sei que agora será melhor. Pretendo organizar minha vida e crescer sempre”, afirma a estudante.
Para professora do Senac e que trabalha diretamente com os deficientes, tanto auditivos como motores, Alzira Maria, a responsabilidade não é apenas preparar o aluno para o mercado de trabalho. “A proposta é encaminhar para o mercado de trabalho e acompanhar esses profissionais, com o objetivo maior que é fazer com que ele melhore a qualidade de vida”, salienta
Ampliação
Desde março do ano passado, o projeto ampliou o número de participantes, passando de 25 para 100 pessoas beneficiadas por ano. Desta forma, o IGB passou a capacitar 50 pessoas – sendo 25 novos alunos e 25 ex-alunos que precisaram de uma reciclagem. Os outros 50 participantes serão beneficiados pela rede GBarbosa, através do setor de Recrutamento & Seleção, que oferece capacitação para pessoas com deficiência motora. Alunos aguardavam a entrega dos certificados(Foto: Portal Infonet)
Ao longo da realização do projeto são feitos contatos com várias empresas com o intuito de divulgar a nova turma, bem como sensibilizar para o aproveitamento dos profissionais que ali estão recebendo a capacitação adequada. Neste sentido, o suporte oferecido pelo IGB é total: dois meses antes da finalização do curso, os alunos são encaminhamos para seleção e entrevista de emprego, com acompanhamento da coordenadora e do intérprete do projeto.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B