Igreja atualiza princípio do pecado

Igreja atualizou o princípio do pecado, mas não divulgou nova lista
Uma entrevista do monsenhor Gianfranco Girotti, bispo responsável pela Penitenciária Apostólica da Santa Sé, causou certa confusão entre fiéis católicos e a mídia de uma forma geral. Na entrevista ao L”Osservatore Romano, órgão oficial do Vaticano, o bispo fala sobre os novos pecados sociais, mas não cita nenhuma nova lisa de pecados capitais, como foi divulgado.

 

O padre sergipano Pe. Valdes Aparecido explica que, na verdade, não há uma lista, mas a atualização do princípio de pecado. “São novas atitudes que ofendem a dignidade do homem”, afirma. Ele complementa dizendo que o princípio continua o mesmo, as atitudes dos homens é que mudam conforme o tempo, e a Igreja deve estar atenta a tais mudanças.

 

“Tudo o que afasta o homem de Deus é pecado, e essas são novas realidades”, explica. Na entrevista, o bispo Girotti cita como novos pecados sociais experimentos e manipulações

Padre Valdes Aparecido
genéticas, a utilização de drogas, a poluição ambiental, além do favorecimento ao empobrecimento  e ao enriquecimento exacerbado.

 

Confissões

 

Com ou sem nova lista de pecados capitais, o Pe. Valdes afirma que os fiéis continuam procurando o sacramento da confissão. “As pessoas têm procurado uma confissão mais voltada para o diálogo e para pedir orientações”, acredita.

 

Ele afirma ainda que principalmente neste período que antecede a páscoa o número de fiéis que buscam a confissão tem aumentado. “Estive em mutirão com mais seis padres em Nossa Senhora das Dores e confessamos por mais de quatro horas”, conta.

 

Por Gabriela Amorim

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais