O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) cria disciplina para ensinar aos jovens o hábito de ler. Denominada ‘Leitura, Cultura e Cidadania’ (LCC), a matéria tem o objetivo de proporcionar caminhos mais estimulantes para a leitura, além de buscar diferentes tipos de cultura e conhecimentos sobre cidadania. Este é mais um projetos de incentivo à leitura, preocupado com a busca da inclusão social de jovens de 16 a 25 anos oriundos da rede pública de ensino.
As aulas da nova disciplina voltam-se principalmente para o estudo das manifestações culturais de Sergipe e os mecanismos de exercício da cidadania. “Visualizamos a necessidade de criar uma matéria capaz de desenvolver em nossos jovens o desejo e interesse por assuntos, temas e debates que nos cercam”, explica a coordenadora pedagógica do Instituto Luciano Barreto Júnior, Izabela Teixeira.
Durante as aulas, os alunos são preparados para ler em público, bem como interpretar e debater o que leram, além de produzir seus próprios textos. “Trabalhamos essencialmente a partir de escritos sobre cultura e cidadania, mas utilizamos também reportagens e letras de música. Nosso objetivo é que melhorem sua leitura e vençam o medo de falar em público”, conta Isabel Cristina de Souza, professora da disciplina.
Além da inserção da disciplina LCC na grade curricular, o ILBJ está planejando outras ações de incentivo à leitura. Entre elas, destaca-se a criação de uma biblioteca. A instituição já conta com um acervo de mais de 500 livros, acessíveis aos alunos do Instituto.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B