A implantação de gasoduto no município de Japaratuba, 54 km de Aracaju, tem estimuldado pesquisas arqueológicas na região. Desde 2005, estão sendo realizadas pesquisas inéditas, onde seus resultados ampliam o conhecimento sobre a ocupação da região no passado e no presente, conforme explica o historiador e arqueólogo, Francisco Eugênio Carvalho Dias.
A Petrobras instalará um gasoduto com cerca de 175 km de extensão no região. A obra atravessará doze municípios iniciado no Vale do Cotinguiba até a cidade de Pilar, no Estado de Alagoas.
Para implementar as pesquisas, o Acervo – Centro de Referência em Patrimônio e Pesquisa, desenvolve em Japaratuba um curso de educação patrimonial, sob a coordenação de turismo da Secretaria Municipal de Cultura, com palestras abertas à comunidade e professores, assegurando a divulgação do conhecimento que está sendo produzido nas regiões onde o empreendimento passará.
Em Sergipe, quatro municípios estão sendo pesquisados: Japaratuba, Japoatã, Neópolis e Santana do São Francisco.
Curso
Durante dois dias, o arqueólogo Eugênio Dias, acompanhado do assistente Wesley José dos Santos estiveram em Japaratuba ministrando palestras, na sede e nos povoados Várzea Verde e Forges para conscientizar a população sobre a importância de se preservar o patrimônio cultural.
O arqueólogo mostrou às comunidades como o trabalho é feito durante a coleta de material com base em informações históricas e etnohistóricas e levantamento de campo na área de influência do empreendimento. Ele também explicou a importância de se ter o licenciamento ambiental e realizar o trabalho de reconstituir os vestígios que são resgatados dos sítios arqueológicos (jazidas).
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B