Influenza Aviária: Sergipe decreta Emergência Zoossanitária

(Foto: Freepik)

O Governo de Sergipe decretou nessa terça-feira, 25, Estado de Emergência Zoossanitária por Influenza Aviária de Alta Patogenicidade. A medida foi tomada por meio do Decreto nº 358 de 24 de julho de 2023 publicado no Diário Oficial de ontem.

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), até o momento, não há nenhum caso da doença registrado em Sergipe. O decreto instituído segue a Portaria nº 587, de 22 de maio de 2023, do Governo Federal que declarou emergência zoossanitária em todo o território nacional.

O decreto diz ainda que o monitoramento, as ações preventivas e a análise dos riscos deverão ser feitas pelo Estado, mediante cooperação dos munícipio, que deverão observar os princípios e diretrizes do Plano de Contingência para Influenza Aviária e Doença de New Castle Geral e Específico, publicado pelo Ministério da Agricultura.

A medida prevê ainda a instituição do Sistema de Monitoramento, Avisos e Ações, com a finalidade de prevenir a ocorrência do vírus no estado.

Ao menos um caso da doença em animal silvestre já foi registrado na Bahia.

Por Luana Maria e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais