Infrações dobram na Operação Lei Seca Junina em Sergipe

Major Fábio Machado: "No Brasil falta aumentar rigor da punição" (Foto: Portal Infonet)

O comandante da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), major Fábio Machado reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira, 30, para divulgar o balanço da Operação Lei Seca Junina, desenvolvida no período de 19 a 30 de junho em todo o Estado de Sergipe. Dados mostram o aumento de autos de infração [473], contra 298 no mesmo período do ano passado.

Foram 42 acidentes com vítima, contra 24 em 2014 e 50 vítimas contra 35 ano passado. O dado positivo é que assim como em 2014, nenhuma morte foi registrada.

De acordo com o resultado da Operação Lei Seca Junina 2015, 87 Carteiras Nacionais de Habilitação foram recolhidas, sendo que ano passado foram 28; 102 veículos foram removidos contra 80 em 2014; foram 50 infrações  por Lei Seca Medida Administrativa, contra 6 ano passado; 29 Lei Seca Prisões, contra 9 em 2014 e 79 infrações por embriaguez, sendo 15 ano passado.

No período de 19 a 30 de junho deste ano, foram 42 acidentes com vítimas, contra 24 ano passado; 50 vítimas em 2015 e 35 em 2014. “A Operação Lei Seca foi desenvolvida no mesmo período do ano passado e a grande surpresa deste ano foi o aumento alarmante de todos os itens: o total de infrações, a Lei Seca, as prisões e os acidentes. A boa notícia é que não houve mortes e a gente conseguiu atingir os objetivos porque o que vale, o principal é a preservação da vida. Então se não morreu ninguém, isso é o importante”, entende o major Fábio Machado.

Fiscalização

Na coletiva ele enfatizou que o trabalho da fiscalização é continuado e que cada vez mais a CPTran tenta intensificar justamente no sentido de que as pessoas se conscientizem de uma vez por todas da importância de se cumprir as leis do trânsito.

“Se não se conscientizam por bem que é a questão da educação, se conscientizam pelo poder da caneta. Costumo dizer que a melhor forma de se educar o cidadão é punindo, a educação em si não é suficiente, eu digo e comprovo. Se fizer comparativo com país de primeiro mundo, no Brasil ainda falta muito aumentar o rigor da punição”.

Os acidentes foram registrados principalmente próximos às áreas dos festejos. “Alguns não tinham nada a ver, mas todos os acidentes foram causados por imprudência, por deixar de observar uma norma específica do trânsito”, garante Fábio Machado.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais