Iniciada a Semana Mundial do Aleitamento Materno

Foi iniciada na manhã desta quarta-feira, 1º, no Hotel Celi, a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno. O evento, que segue até o dia 7, é uma realização da área técnica de alimentação e vigilância nutricional da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Serão ministradas oficinas, palestras e a distribuição de material informativo no intuito de esclarecer para a comunidade a importância do amamento do bebê com o leite materno nos seis primeiros meses de idade. Além de promover capacitação para profissionais de saúde das maternidades e bancos de leite do Estado.

De acordo com a coordenadora da Semana, Gildenae Jaguar, a atitude da doação é um gesto que “salva vidas”. Ela alertou sobre a deficiência das doações e sobre a importância das mães comparecerem ao banco para que seja atendida a demanda.

Gildenae Jaguar
“Serão beneficiados mãe e filho. Há uma deficiência no banco e precisamos da ajuda das mães. Ligue ou vá até os Bancos de Leite da capital, ou nos municípios de Lagarto e Itabaiana”, incentiva a coordenadora.

A diretora do Banco de Leite Marly Sarney, da Maternidade Hildete Falcão, Hélia Agapito, diz que há uma dificuldade de sensibilizar as mães para o ato de doação “porque elas ainda têm medo de que seque os seios e não consigam futuramente produzir da mesma forma”.

O tema escolhido para este ano pela Aliança Mundial de Ação em Aleitamento Materno (WABA, em inglês) foi “Amamentação na primeira hora, proteção sem demora”.

Hélia Agapito
Nessa escolha, de acordo com a diretora do Banco de Leite Marly Sarney, “especialistas de mais de 120 países objetivam conscientizar gestantes de todo o mundo de que o bebê precisa ser colocado para mamar no peito da mãe ainda na sala de parto”.

Serão também realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), pesquisas na capital e no interior de Sergipe, para analisar as dificuldades das mães durante o manejo da amamentação. Alunos do curso de nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS) farão aplicação dos questionários que servirá de base para o trabalho da gerência de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT) da Secretaria.

Programação

Quarta-feira, 1º de agosto
Local: Hotel Celi

Das 14h às 17 horas
– Bases científicas do aleitamento materno, com um dos instrutores do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP);

Quinta-feira, 2 de agosto
Continuação da oficina de capacitação

Das 8h às 12 horas
– Aplicação das técnicas de manejo da lactação;

Das 14h às 17 horas
– Aplicação das técnicas de manejo da lactação;

Atividades nas Maternidades
– Exposição e distribuição de material educativo;
– Orientação sobre a importância do aleitamento materno;
– Aplicação de questionários pelos alunos do curso de nutrição da UFS às nutrizes das maternidades.

Atividades nas unidades que executam o pré-natal

– Palestra com grupos de gestantes da UNIMED e do Centro de Atenção integrada à Saúde da Mulher (CAISM).

Atividades integradas “Portas abertas”

– Visita programada para agentes de saúde e gestantes aos Bancos de Leite e Maternidades de seus municípios, acompanhados por monitores locais com o objetivo de conhecer o funcionamento da unidade.

Atividades nas Unidades Básicas de Saúde

– Palestras, distribuição de material educativo e apresentações artísticas, incluindo peças teatrais encenadas pelos próprios agentes comunitários de saúde.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais