Foi iniciada na manhã desta quarta-feira, 1º, no Hotel Celi, a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno. O evento, que segue até o dia 7, é uma realização da área técnica de alimentação e vigilância nutricional da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Serão ministradas oficinas, palestras e a distribuição de material informativo no intuito de esclarecer para a comunidade a importância do amamento do bebê com o leite materno nos seis primeiros meses de idade. Além de promover capacitação para profissionais de saúde das maternidades e bancos de leite do Estado.
De acordo com a coordenadora da Semana, Gildenae Jaguar, a atitude da doação é um gesto que “salva vidas”. Ela alertou sobre a deficiência das doações e sobre a importância das mães comparecerem ao banco para que seja atendida a demanda.
“Serão beneficiados mãe e filho. Há uma deficiência no banco e precisamos da ajuda das mães. Ligue ou vá até os Bancos de Leite da capital, ou nos municípios de Lagarto e Itabaiana”, incentiva a coordenadora. Gildenae Jaguar
A diretora do Banco de Leite Marly Sarney, da Maternidade Hildete Falcão, Hélia Agapito, diz que há uma dificuldade de sensibilizar as mães para o ato de doação “porque elas ainda têm medo de que seque os seios e não consigam futuramente produzir da mesma forma”.
O tema escolhido para este ano pela Aliança Mundial de Ação em Aleitamento Materno (WABA, em inglês) foi “Amamentação na primeira hora, proteção sem demora”.
Nessa escolha, de acordo com a diretora do Banco de Leite Marly Sarney, “especialistas de mais de 120 países objetivam conscientizar gestantes de todo o mundo de que o bebê precisa ser colocado para mamar no peito da mãe ainda na sala de parto”. Hélia Agapito
Serão também realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), pesquisas na capital e no interior de Sergipe, para analisar as dificuldades das mães durante o manejo da amamentação. Alunos do curso de nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS) farão aplicação dos questionários que servirá de base para o trabalho da gerência de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT) da Secretaria.
Programação
Quarta-feira, 1º de agosto
Local: Hotel Celi
Das 14h às 17 horas
– Bases científicas do aleitamento materno, com um dos instrutores do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP);
Quinta-feira, 2 de agosto
Continuação da oficina de capacitação
Das 8h às 12 horas
– Aplicação das técnicas de manejo da lactação;
Das 14h às 17 horas
– Aplicação das técnicas de manejo da lactação;
Atividades nas Maternidades
– Exposição e distribuição de material educativo;
– Orientação sobre a importância do aleitamento materno;
– Aplicação de questionários pelos alunos do curso de nutrição da UFS às nutrizes das maternidades.
Atividades nas unidades que executam o pré-natal
– Palestra com grupos de gestantes da UNIMED e do Centro de Atenção integrada à Saúde da Mulher (CAISM).
Atividades integradas “Portas abertas”
– Visita programada para agentes de saúde e gestantes aos Bancos de Leite e Maternidades de seus municípios, acompanhados por monitores locais com o objetivo de conhecer o funcionamento da unidade.
Atividades nas Unidades Básicas de Saúde
– Palestras, distribuição de material educativo e apresentações artísticas, incluindo peças teatrais encenadas pelos próprios agentes comunitários de saúde.