![](https://infonet.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Policia-Cientifica-foto-governo-de-sergipe-13022024-357x210.jpg)
Especializado nas perícias técnicas relacionadas a procedimentos científicos para a materialização da autoria de crimes cometidos no estado, o Instituto de Criminalística (IC) emitiu mais de 2,7 mil laudos a partir da realização de mais de 19,7 mil exames, abrangendo 12 diferentes seções periciais no ano de 2024.
Dentre as atribuições do IC, vinculado à Polícia Científica (PCi), estão a identificação de correlações entre armas de fogo e munições; verificações de adulteração em veículos apreendidos em ações policiais; e confirmações da existência de material com exploração sexual de crianças e adolescentes armazenado em celulares, tablets e computadores.
Ainda durante todo o ano passado, o IC atendeu a mais de 2,9 mil requisições feitas pelas autoridades policiais para a realização de exames e emissão de laudos relacionados à apuração de condutas criminosas em todo o estado de Sergipe.
Também em 2024, o Instituto de Criminalística foi acionado para perícias externas em locais de mortes violentas e crimes contra o patrimônio. Dessas perícias, 226 acionamentos ao IC foram para casos de homicídios, envolvendo 246 mortes, sendo 141 óbitos causados por disparo de arma de fogo (os números são distintos, pois uma mesma ocorrência pode envolver mais de um crime); 133 chamados foram para perícias relacionadas a sinistros de trânsito; e 63 solicitações de exames periciais foram feitas para situações de arrombamentos em edificações.
Diante desse volume de atendimentos para requisições de autoridades policiais, realização de exames e emissão de laudos, o diretor do Instituto de Criminalística, Paulo Roberto, explicou que há um grande número de perícias realizadas pelo IC. “O Instituto realiza perícias em diversos âmbitos. Na computação forense, por exemplo, realizamos exames em equipamentos computacionais; já na documentoscopia, analisamos fraudes em documentos”, exemplificou o perito criminal à frente do IC.
Novas tecnologias
Para fortalecer a atuação técnica e científica dos peritos oficiais de Sergipe, o Instituto de Criminalística recebeu novas tecnologias em 2024, como o novo sistema de extração de dados em celulares dos sistemas operacionais Android e iOS. “Conseguimos renovar essa licença, que possibilita o desbloqueio avançado de celulares, graças a um esforço conjunto entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Polícia Científica de Sergipe”, ressaltou o diretor do Instituto de Criminalística, Paulo Roberto.
Produtividade
Com investimentos como a tecnologia de extração de dados em celulares e a chegada de novos peritos criminais aprovados no concurso público da Polícia Científica, a produtividade do IC foi potencializada durante todo o ano de 2024. Apenas no que diz respeito às perícias que já utilizaram a nova ferramenta tecnológica de extração de dados, o IC registrou mais de 1,1 mil exames e a emissão de 351 laudos periciais, que robusteceram investigações sobre apuração de condutas criminosas envolvendo o uso de celulares e outros dispositivos móveis.
Já em relação às perícias em armas de fogo e munições, para identificação de correlação entre armamentos e crimes cometidos em Sergipe, o Setor de Balística Forense realizou mais de 13,3 mil exames, que resultaram na emissão de mais de 1,1 mil laudos periciais, os quais foram anexados às investigações sobre crimes violentos, como homicídios. Ainda durante o ano passado, o Setor de Identificação Veicular do IC realizou 568 exames, que resultaram na emissão de 532 laudos relacionados à verificação de adulterações em carros e motocicletas provenientes de roubos ou furtos de veículos em Sergipe.
Diante da produtividade do Instituto de Criminalística em 2024, o diretor da instituição avaliou o ano passado como positivo para o Instituto de Criminalística no que diz respeito à atuação pericial da Polícia Científica na materialização da autoria de crimes cometidos em todo o território sergipano e à responsabilização criminal dos autores de diversas práticas criminosas. “O ano de 2024 foi muito positivo, especialmente graças ao II Curso de Formação da Polícia Científica, que nos possibilitou o incremento de 32 novos peritos oficiais. A nossa expectativa é mais que dobrar a quantidade de exames realizados e de laudos emitidos pelo IC”, finalizou Paulo Roberto.
Fonte: Governo de Sergipe
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B