Iphan realiza seminário sobre licenciamento ambiental

Mesa de abertura do evento, durante apresentação da representante do Governador do estado

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou na manhã de hoje, 27, um seminário sobre patrimônio cultural e licenciamento ambiental em Sergipe. Na mesa de abertura, estiveram presentes entidades de grande relevância para o cenário ambiental do estado, incluindo a Superintendente do Iphan Sergipe, Katarina Aragão, o Diretor do Depam/Iphan, Andrey Rosenthal, o Representante da Superintendência do IBAMA em Sergipe, Paulo Amílcar, o Diretor Presidente da ADEMA, Gilvan Dias e a atual representante da Fundação Aperipê, Conceição Vieira, como representante do Governador Belivaldo Chagas.

Segundo Katarina, o desconhecimento da população gera a visão de que o licenciamento ambiental é uma burocracia que inviabiliza as necessidades dos empreendedores, quando na verdade o Iphan está à disposição para facilitar cada necessidade e esclarecer qualquer tipo de dúvida.

Ela explicou ainda que o seminário foi pensado com o intuito de apresentar as normas e a legislação do componente cultural de licenciamento ambiental, além de prestar esclarecimentos para o público formado por técnicos, estudantes, arqueólogos, representantes de órgãos ambientais e outros profissionais da área.

Sobre a importância de preservar bem históricos sergipanos, a representante do Governador de Sergipe, Conceição Vieira, falou sobre a existência do planejamento de futuras reformas de prédios como o Centro de Laranjeiras e o Centro de Patrimônio Histórico de São Cristóvão, além de defender a necessidade da união dos órgãos ambientais.

“O ato de zelar deve acontecer em parceria com o Governo Federal, com os municípios e até mesmo com as universidades. Cada um de nós precisa agir, seja em órgãos fiscalizadores ou de políticas públicas. Quero, em nome do governo de Sergipe, dizer que estamos antenados com essa preocupação e com essa nova perspectiva de interação disciplinar para trabalharmos um ao lado do outro. Nós não estamos disputando espaços de visibilidades, nós estamos juntos”, afirmou Conceição Vieira.

Concurso

Na oportunidade da abertura, o diretor do Iphan aproveitou para anunciar que os aprovados no último concurso do Instituto serão convocados a partir da próxima semana e em até 30 dias já estarão exercendo suas devidas funções. Além da notícia da convocação, informou também a renovação dos contratos que atualmente se encontram vencidos.

Por Juliana Melo e 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais