Itabaiana fecha o ano com 80% de crimes elucidados

0

Foram 463 prisões realizadas em Itabaiana (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Na manhã desta quarta-feira, 29, o delegado regional de Itabaiana, Fábio Pereira, reuniu a imprensa para fazer um balanço das ações desempenhadas ao longo do ano. Com uma taxa de 56 homicídios em 2006, o município sergipano era conhecido por ter o maior índice de mortes relacionadas a crimes de mando. Quatro anos depois, o delegado comemora o que considera um ótimo resultado para a segurança pública da região, registrando apenas 26 assassinatos.

“A maior parte desses crimes não tem mais relação com o crime de mando, o que acontecia antes no município, hoje os homicídios são relacionados a tráfico de drogas e crimes passionais”, afirma o delegado que atribui ao trabalho de investigação realizado pelas equipes da polícia civil, ao trabalho de repressão e ostensivo da polícia militar e ao poder judiciário e Ministério Público.

O diretor da Coordenadoria das Delegacias da Capital (Copci), Fernando Melo, explicou que a repressão no combate ao tráfico de drogas é o reflexo do bom desempenho do município em diminuir a criminalidade. “O trabalho de repressão realizado pela polícia é uma prova de que o trabalho tem dado certo”, destacou.

O delegado Fábio Pereira diz que o saldo é positivo (Foto: Portal Infonet)
O delegado Hugo Leonardo de Melo falou sobre a importância da operação ‘Anjos de Pedra’, onde várias prisões foram realizadas, que continuará em 2011. “Conseguimos provar que o tráfico de drogas está disseminado principalmente no bairro Luiz Cunha, conhecido como Invasão. Conseguimos combater os pequenos traficantes, porque o pequeno é tão perverso quanto o grande. Com isso estamos também combatendo a base da pirâmide, prendendo os fornecedores da droga”, afirma o delegado que coordenou a investigação de crianças que estavam sendo usadas como “mulas”.

“O trabalho é desenvolvido com equipamentos de última geraçã, e equipes de policiais que conseguem se infiltrar no bairro e provar através das filmagens quem são os traficantes e fornecedores. Quanto aos adolescentes apreendidos alguns são encaminhados para tratamento no Caps [Centro de Atenção Psicossocial] “, conta Melo.

Estatísticas

De acordo com dados fornecidos pela polícia civil de Itabaiana, em 2010 foram apreendidos 153 armas de fogo e 38 veículos. Quanto a redução de número de crimes o furto de gado caiu de 14 em 2009 para 9 registros este ano. A mesma redução também foi registrada no furto de residência que passou de 53 para 15; o furto de motocicletas saiu de 56 para 24 e o roubo de motocicletas diminuiu de 23 para 17.

O número de prisões que em 2009 foi de 288, teve um aumento de 463 presos.

Por Kátia Susanna

Comentários