Itabaiana fecha o ano com 80% de crimes elucidados

Foram 463 prisões realizadas em Itabaiana (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Na manhã desta quarta-feira, 29, o delegado regional de Itabaiana, Fábio Pereira, reuniu a imprensa para fazer um balanço das ações desempenhadas ao longo do ano. Com uma taxa de 56 homicídios em 2006, o município sergipano era conhecido por ter o maior índice de mortes relacionadas a crimes de mando. Quatro anos depois, o delegado comemora o que considera um ótimo resultado para a segurança pública da região, registrando apenas 26 assassinatos.

“A maior parte desses crimes não tem mais relação com o crime de mando, o que acontecia antes no município, hoje os homicídios são relacionados a tráfico de drogas e crimes passionais”, afirma o delegado que atribui ao trabalho de investigação realizado pelas equipes da polícia civil, ao trabalho de repressão e ostensivo da polícia militar e ao poder judiciário e Ministério Público.

O diretor da Coordenadoria das Delegacias da Capital (Copci), Fernando Melo, explicou que a repressão no combate ao tráfico de drogas é o reflexo do bom desempenho do município em diminuir a criminalidade. “O trabalho de repressão realizado pela polícia é uma prova de que o trabalho tem dado certo”, destacou.

O delegado Fábio Pereira diz que o saldo é positivo (Foto: Portal Infonet)
O delegado Hugo Leonardo de Melo falou sobre a importância da operação ‘Anjos de Pedra’, onde várias prisões foram realizadas, que continuará em 2011. “Conseguimos provar que o tráfico de drogas está disseminado principalmente no bairro Luiz Cunha, conhecido como Invasão. Conseguimos combater os pequenos traficantes, porque o pequeno é tão perverso quanto o grande. Com isso estamos também combatendo a base da pirâmide, prendendo os fornecedores da droga”, afirma o delegado que coordenou a investigação de crianças que estavam sendo usadas como “mulas”.

“O trabalho é desenvolvido com equipamentos de última geraçã, e equipes de policiais que conseguem se infiltrar no bairro e provar através das filmagens quem são os traficantes e fornecedores. Quanto aos adolescentes apreendidos alguns são encaminhados para tratamento no Caps [Centro de Atenção Psicossocial] “, conta Melo.

Estatísticas

De acordo com dados fornecidos pela polícia civil de Itabaiana, em 2010 foram apreendidos 153 armas de fogo e 38 veículos. Quanto a redução de número de crimes o furto de gado caiu de 14 em 2009 para 9 registros este ano. A mesma redução também foi registrada no furto de residência que passou de 53 para 15; o furto de motocicletas saiu de 56 para 24 e o roubo de motocicletas diminuiu de 23 para 17.

O número de prisões que em 2009 foi de 288, teve um aumento de 463 presos.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais