Itabaianinha: ex-caseiro planejou assalto a ex-prefeito

Polícia Civil diz que 10 estão envolvidos no crime. Oito foram aprensentados à imprensa (Fotos: Portal Infonet)

Um homem identificado como Cristiano dos Santos Santana, 30, que já trabalhou como caseiro na fazenda do ex-prefeito de Itabaianinha, Joaldo da Laranjeira, é apontado como o mentor do latrocínio que vitimou o idoso no último dia 1º de maio. O crime contou com a participação de 10 pessoas, das quais nove foram presas e apresentadas à imprensa na manhã desta segunda-feira, 25. As investigações da Polícia Civil sergipana apontaram que o grupo integra uma quadrilha responsável por tráfico de drogas, além de assaltos a fazendas e estabelecimentos comerciais em Sergipe.

Com o grupo, a Polícia Civil apreendeu seis armas de fogo. Eles alegam que o tiro foi disparado de forma acidental e que a intenção inicial era somente assaltar a vítima. “Foi um latrocínio iniciado com o ex-caseiro que imaginava que a vítima tinha muito dinheiro dentro de casa. Na verdade, ele tinha pouco dinheiro e poucos bens. O disparo foi feito por um rapaz chamado Danilo que confessou que o crime foi acidental”, explicou o delegado geral, Everton Santos. “Eles dizem que a intenção era só assaltar e que não tinham interesse em matar, isso até coaduna com os depoimentos das testemunhas sobreviventes”, completa o delegado de Itabaianinha, Francisco Gerlândio.

Roberto Santana (à esquerda), Cristiano Santana (no centro – mentor do crime) e Danilo Xavier (que realizou os disparos)

O homem que teria atirado em Joaldo se chama Danilo Xavier Santos e confessu sua participação no crime à polícia. A morte e a repercussão do crime teriam causado desavença entre os envolvidos.  “Quando estava confessando o crime, Danilo percebeu que estava perto do xadrez e disse ‘não posso falar nada porque se alguém me ouvir, vou acabar morrendo’. Os próprios parceiros na hora do crime decidiram matá-lo, mas acabaram desistindo porque iriam fugir. Um deles disse que iria matá-lo dentro ou fora da cadeira, isso porque o crime teve grande repercussão em virtude da morte de Joaldo”, detalha o delegado Francisco Gerlândio.

Após o crime, Cristiano dos Santos (mentor do crime) e o seu irmão, Roberto Santos Santana, de 22 anos, fugiram para a Bahia, outros dois vieram para Aracaju e os demais para a cidade de Boquim. “Esses que ficaram em Boquim, ficaram em suas casas, mas não dormiam lá diariamente, ficavam dormindo no mato, e contavam com outras pessoas para obter comida”, detalha Francisco Gerlândio.

Quadrilha

As investigações revelaram que o grupo integra uma quadrilha composta de pelo menos 14 pessoas. O grupo é acusado de assaltos a fazendas e estabelecimentos comerciais e também de atuar no tráfico de drogas.  "A gente tem informações que eles praticaram diversos assaltos e estavam planejando outros roubos. Temos pessoas para prender e nós vamos lutar para prender os demais ainda esta semana. Esta é uma quadrilha grande com membros que já praticaram crimes em outras cidades, inclusive, o delegado de boquim já vinha levantando as ações desse grupo”, destaca o delegado de Itabaianinha.

Além de Cristiano dos Santos Santana, Roberto dos Santos Santana e Danilo Xaviera Santos, foram presos: Ednaldo Nascimentos de Jesus, 32; Antônio Santos Peixoto, 33; Nilson Veloso Santos Andrade, 20; Antônio Carlos Jorge Santos, 33; Josê Edinandson Moreira Santana, 27; e Roberto Batista Oliveira, o Bertinho [que possui 15 passagens na polícia por assalto].

As investigações contaram com apoio das Delegacias de Itabaianinha e Boquim, do Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci) e da Divisão de Inteligência da Polícia Civil (Dipol).

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais