ITPS ganha novos equipamentos para pesquisa

Sede do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (Foto: Arquivo Infonet)
Na próxima quarta-feira, 15, às 11h, será realizada uma série de eventos no Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Os equipamentos adquiridos recentemente, a exemplo do plasma ótico, ou espectômetro, e do EDX (Energy Dispersive X-Ray Detector) serão apresentados.

O espectrômetro de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES) é um equipamento de determinação atômica e iônica que consegue identificar mais de 70 elementos químicos ao mesmo tempo. Em poucos minutos, ele é capaz de determinar simultaneamente uma infinidade de elementos, através da realização de análises qualitativas, semiquantitativas e quantitativas.

Já o EDX é um acessório essencial no estudo de caracterização microscópica de materiais. Além da identificação mineral, o equipamento ainda permite o mapeamento da distribuição de elementos químicos por minerais, gerando mapas de composições dos elementos desejados.

Haverá também a acreditação dos laboratórios de Água e Solos, ou seja, o reconhecimento de que eles possuem os requisitos previamente definidos e demonstram ter competência para realizar suas atividades com confiança. O presidente do ITPS, José do Patrocínio, aproveitará a oportunidade para fazer um breve balanço das atividades realizadas entre os anos de 2007 e 2010.

Por fim, será assinado um termo de cooperação entre a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) e o ITPS para a realização de projetos de pesquisa, através do edital 09.2010/Fapitec.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais