|
Treinamento realizado pelo Inmetro (Foto: Ascom Sedetec/ Vieira Neto) |
Técnicos do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) e de outros nove Estados que integram a Rede de Metrologia Legal (RBML) estiveram reunidos entre os dias 04 e 06 de junho, em Sergipe, para participarem do curso ‘Estimativa da Incerteza de Medição’. O treinamento realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com o ITPS, reuniu representantes do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Amazonas, Santa Catarina, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Bahia. A duração do curso foi de 24 horas, entre aulas teóricas e exercícios práticos.
Para o instrutor do curso, professor Eudes Pereira, essa foi uma oportunidade de reciclagem para quem já trabalha na área e para alguns é a primeira chance de ver como as incertezas foram calculadas, de entender o que foi feito até chegar ao resultado final. “Nosso objetivo é capacitar o pessoal da área técnica para que consiga determinar as incertezas de medições de seus ensaios, cálculo necessário para os laboratórios que vão ser acreditados pelo Inmetro”, disse Eudes que é o técnico responsável, da Cored/Inmetro, por implementar a acreditação dos laboratórios de pré-medidos da Rede Brasileira de metrologia Legal.
Conforme observou o professor Eudes, só foi possível concentrar em Sergipe a realização do curso para participantes de outros Estados, graças à disponibilidade do professor José do Patrocínio, presidente do ITPS, que cedeu o espaço físico. “Dessa forma consegui concentrar o treinamento aqui no Nordeste, evitando que eu precisasse ir a cada Estado, o que representou uma economia de custos muito grande”, enfatizou Eudes Pereira, que também é químico e professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro.
De acordo com José do Patrocínio, o professor Eudes já esteve no ITPS outras vezes, pois está dando apoio técnico, na preparação de todo o processo para a acreditação do nosso Laboratório de Pré-medidos. “Esse curso vem complementar a formação dos técnicos que irão atuar no processo de acreditação e em laboratórios acreditados”, informou.
Produtos pré-medidos são produtos medidos e embalados sem a presença do consumidor, e durante a fiscalização são recolhidos das fábricas, dos pontos de venda e periciados no laboratório (alimentícios, têxteis, gás engarrafado, material de higiene e limpeza, material escolar, material de escritório, cosméticos, material de construção, cesta básica). “Esperamos ainda esse ano acreditar o Laboratório de Pré-Medidos do ITPS. A acreditação representa o reconhecimento formal da competência técnica do laboratório e com isso as suas atividades passam a ter aceitação internacional”, completou o diretor-presidente do ITPS, José do Patrocínio.
Fonte: Sedetec
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B