Jornalista Cristian Góes presta novo depoimento

Cristian Góes ao lado de Caroline Rejane (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 19, mais uma audiência do processo criminal que o desembargador Édson Ulisses Melo moveu contra o jornalista Cristian Goes por entender que o texto “Eu, o coronel em mim” teria sido escrito para ele [o magistrado].  Na ocasião, a juíza Brígida Declec, ouviu as testemunhas de defesa, as professoras Lilian Franco e Sônia Mary Azevedo e de acusação, o advogado criminalista Emanoel Cacho.

De acordo com o jornalista, a professora Lilian Franco é pós-doutora em Comunicação nos Estados Unidos e professora de Comunicação e de Letras da Universidade Federal de Sergipe e a professora Sônia Mary é professora na área da Educação, também da UFS.

“As duas deram verdadeiras aulas mostrando a diferença de textos jornalísticos, literários, ficcionais e principalmente mostrando ser impossível fazer uma associação com o texto que escrevi, pois qualquer pessoa pode escrever um texto ficcional sem comparar com a realidade. A juíza me fez algumas perguntas e eu tive um bom tempo para respondê-las com firmeza, mostrando que o texto não foi escrito para o desembargador Edson Ulisses”, ressalta Cristian Goes.

Terminada a audiência desta sexta-feira, nos Fóruns Integrados, a juíza deu prazos de cinco dias para o Ministério Público Estadual (MPE) se pronunciar e cinco dias para pronunciamentos dos advogados de acusação e defesa. Resta ainda o depoimento do jornalista Paulo Henrique Amorim, que será em São Paulo.

Quanto ao processo na área cível, o desembargador pede uma indenização cujo valor não foi divulgado, além de R$ 25 mil para os honorários advocatícios. O juiz Aldo Albuquerque deu prazo de 15 dias para a defesa se pronunciar.

Para a presidente do Sindicato dos Jornalistas, Caroline Rejane Sousa, que acompanhou a audiência, “o Sindijor está na expectativa de que a Justiça avalie, para que não haja a quebra da liberdade de expressão. Caso o jornalista seja condenado, abre um precedente perigoso não somente para os profissionais de Comunicação, mas para os trabalhadores que se expressam por meio da arte”.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais