Ontem, dia 26, o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, recebeu na sede da empresa no Rio de Janeiro, o governador do Estado João Alves Filho e a comitiva que o acompanhou durante a viajem de negócios à Europa. O objetivo do encontro foi discutir uma série de assuntos de interesse do Estado de Sergipe.
A audiência durou mais de uma hora. Nela ficou acertado entre o presidente da empresa e o governador, a formação de uma comissão mista que, dentro de um prazo de 60 dias estudará, a viabilidade do gás natural, produzido pela Petrobras, ser levado para os municípios sergipanos. A interiorização do gás poderá implicar na construção de gasodutos no interior do Estado.
A comissão, deve ser composta por técnicos da Petrobras e do governo estadual, e analisará também as dívidas do estado com a empresa relativas ao Porto de Sergipe. E ainda de um pleito da Sergás em relação a uma possível dívida da Petrobras com a mesma, bem como contenciosos tributários entre Sergipe e Petrobras.Dutra garantiu ao governador João Alves a participação da empresa no Sergipe Parq Tec. O acordo será formalizado através da assinatura de um termo de compromisso entre o Estado e a empresa.
Por fim, o presidente da Petrobras ouviu o governador falar sobre o projeto de transformação das escolas estaduais de Sergipe em centros de excelência, para o qual João Alves pediu apoio financeiro da Petrobras. Dutra sugeriu que o governo reapresente a proposta de patrocínio à Seleção Pública de Projetos do Programa Petrobras Fome Zero, em março, onde serão contempladas iniciativas na área educacional.