Jovens fazem mutirão para recuperar prédio público

Amontoado de lixo nas ruas incomodam moradores (Fotos: Portal Infonet)

Jovens moradores voluntários do bairro 17 de Março, em Aracaju, estão realizando a comunidade para realizar um mutirão para recuperar a sede do Centro de Artes e Esportes Unificados Mariana Martins Moura Sousa, naquela comunidade, que foi pichado e compartimentos depredados por vândalos. De acordo com o estoquista Rafael Valentim, 23, o espaço está abandonado pela Prefeitura de Aracaju, que mantém apenas a sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no local, sem realizar a manutenção da unidade.

O jovem Rafael Valentim é um dos idealizadores do Projeto Família na Praça, que neste domingo, 19, estará realizando a atividade no espaço público, iniciativa, conforme justificou, para retirar as pichações, que apareceram no espaço. “Vamos pintar tudo. Queremos fazer uma grafitagem, uma arte e não esta coisa hedionda”, diz. Segundo Valentim, os integrantes do Projeto Família na Praça conseguiram apoio de empresários, que fizeram a doação da tinta que será utilizada para pintar os equipamentos públicos existente naquela praça.

O Projeto conta com apoio do Centro de Referência. O administrador, Adriano Araújo, informou que os idealizadores desta ação também receberam material doado pela Prefeitura de Aracaju e que o mutirão tem como finalidade conservar aquele patrimônio público.

Jovens querem acabar com pichações 

“Serão vários voluntários da comunidade que irão participar dessa campanha. A união faz a força, vamos conservar o nosso patrimônio da nossa comunidade e vamos fazer a nossa parte. É o poder público e comunidade juntos para a reconstrução da nossa cidade e conservação do nosso patrimônio público", considerou Adriano, elogiando a iniciativa dos jovens que criaram o Projeto Família na Praça.

Lixo

Além dos danos àquele patrimônio, os moradores também enfrentam problemas com irregularidade na coleta do lixo. Neste sábado, 18, o Portal Infonet flagrou um amontoado de lixo em vários pontos do bairro, inclusive em outras praças. Os próprios moradores assumem a responsabilidade pelo lançamento do lixo em logradouros públicos, mas justificam dizendo que a comunidade não tem outra alternativa.

“Tem coleta na terça, na quinta e no sábado e de mês em mês eles fazem a limpeza, mas os moradores jogam o lixo aí”, comenta Marcela da Silva Araújo, 26. “Joga porque não tem um tonel para a gente colocar o lixo. Aí os moradores jogam na praça porque não vai ficar com o lixo dentro de casa. Se tivesse tonel aí, ninguém jogava o lixo na praça”, reage a irmã dela, Maiara da Silva Araújo, 25.

Vidraça quebrada

Da janela do imóvel onde reside, Eliane de Souza, 31, fez a reclamação e responsabilizou a prefeitura pelo acúmulo de lixo. “Ninguém aguenta a fedentina, o lixo fica aí por mais de mês, sem coleta”, disse. “A gente tem que ficar dentro de casa com as janelas fechadas porque ninguém aguenta esse fedor”, complementou.

O Portal Infonet tentou ouvir a Prefeitura de Aracaju, mas não obteve êxito. O Portal permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais