Quem estiver se sentindo triste e precisando de um abraço sincero pode ir hoje, 22, a partir 14h, ao centro da cidade, nas imediações do edifício Maria Feliciana que encontrará jovens identificados com cartazes a distribuir abraços grátis. Eles fazem parte do movimento mundial denominado “Free Hugs” (Abraço Grátis), que vem colecionando adeptos em Sergipe. Imagens do vídeo de Juan Mann oferecendo abraços em Sidney disponível no You Tube
A primeira aparição do grupo, que conta com a adesão de universitários entre 20 e 23 anos, ocorreu no mês passado no calçadão da rua João Pessoa e na 13 de Julho. De acordo com um dos participantes do movimento em Sergipe, Filipe Freitas, “num primeiro momento as pessoas ficaram assustadas, mas depois foram bastante receptivas”.
Segundo a página de uma das diversas comunidades virtuais que aderiram à idéia, o “Free hugs é uma história real de Juan Mann, o homem que se encarregou da solene missão de sair por aí abraçando estranhos na tentativa de trazer novamente o brilho para a vida das pessoas, nessa época de pouco convívio social e falta de contato humano”.
A iniciativa de Juan Mann surgiu na Austrália, em 2004, quando ele, na época com 22 anos, voltou de Londres para Sidney. Como não tinha ninguém para recebê-lo sentiu falta de um abraço. Fez um cartaz escrito “Free Hugs” e saiu à rua em busca de afeto.
Um dos vídeos mais populares da internet, disponibilizado no famoso You Tube, mostra o precursor da idéia dos abraços gratuitos numa praça de Sidney, capital da Austrália. Com um cartaz em punho ele oferece abraços e conquista adeptos. Não somente o vídeo, mas a iniciativa ficou conhecida e difundida em diversas partes .
Comentários