Jurista penal avalia sistema brasileiro como ruim

Jurista Rogério Greco avalia sistema prisional brasileiro (Foto: Portal Infonet)

O jurista e Procurador de Justiça de Minas Gerais, Rogério Greco, está em Sergipe e ministrou uma palestra para os alunos do curso de formação da polícia civil nesta sexta-feira, 11, na Academia de Polícia Civil (Acadepol).

Antes da apresentação, Rogério Greco conversou com a equipe do Portal infonet e fez uma avaliação do sistema prisional brasileiro. Na ótica do jurista, o sistema prisional brasileiro é o pior possível.

“A gente nunca teve um sistema tão ruim e as pessoas não se preocupam com o sistema prisional porque o estado não tem interesse nisso e a gente tem visto que tem acontecido isso no Brasil inteiro. Não existe um estado que não tenha uma rebelião, sistema super lotado e a pessoa tem que entender que quando o sujeito é preso, independente do que ele fez, foi condenado a pena de privação de liberdade e o sistema não atende o mínimo necessário”, avalia.

Alunos ouviram a pelstra de Rogério Greco

Ainda segundo o jurista, a saída parte dos próprios políticos brasileiros. “A saída é a política. Os políticos não conseguem acordar, não conseguem despertar para isso e saber que são vidas que estão lá dentro. Uma coisa que eles têm que entender é que as pessoas que estão lá vão sair. No Brasil não tem pena de morte, salvo em casos de guerra declarada, a gente não tem prisão perpétua, quer dizer, quem não morrer no sistema, vai sair, e é isso que a gente tem que entender. O grande questionamento é a gente quer que eles saiam melhores ou piores? Porque pior vão sair com absoluta certeza perto daquilo que a gente está vendo e o índice da criminalidade só aumenta”.

Maioridade penal

O jurista é contrário a redução da maioridade penal. “É uma vergonha, uma estupidez no estado, o estado é covarde. Como o estado não consegue resolver um problema social, ele acha que o direito penal vai fazer às vezes do estado e essa não é nossa função. Se o estado der saúde, educação, lazer, cultura e habitação, com certeza a gente não estaria nem discutindo isso. É que o estado não faz o papel dele e aí ele cria a lei aumentando penas, reduzindo a maioridade, querendo dar uma satisfação a sociedade e sabe que isso não vai resolver o problema”, avalia.

Palestra

Na oportunidade, o jurista realizou uma palestra para os aluno do curso de formação da Acadepol. "O foco é falar da atividade policial, da importância, do crescimento da atividade e acho que a ideia é essa pelo curso de formação e as pessoas devem sair daqui motivadas do que estão fazendo", diz. 

"Essa palestra tem um significado imensurável para os alunos da Acadepol e agradeço a Rogério pela recepção e o apreço em aceitar vir aqui. Mas também não posso deixar de agradecer a Thiago por ter trazido esse grande palestrante", diz o diretor da acadepol Jocélio França Fróes.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais