Justiça Federal suspende votação do projeto da transposição

O Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH – não pôde votar nesta terça-feira, dia 30, o parecer da Agência Nacional de Águas – ANA – que garante haver água em quantidade suficiente no Rio São Francisco para o abastecimento de bacias hidrográficas do Nordeste. O projeto é coordenado pelo Ministério da Integração.

 

A reunião do Conselho foi temporariamente suspensa por uma decisão liminar expedida pela Juíza-substituta da 16ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, Iolete Maria Fialho de Oliveira.  A Nota Técnica 492 da ANA, de 23 de setembro de 2004, afirma que o São Francisco tem capacidade para fornecer água a regiões do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

 

A Decisão da  Liminar, expedida pela Juíza Substituta da 16ª Vara da Justiça Federal da Secção Judiciária do Distrito Federal determinou que o Conselho Nacional de Recursos Hídricos se abstenha de colocar em pauta o Projeto de Transposição do Rio São Francisco ou Integração da Bacia. O Governo Federal divulgou nota afirmando que vai adotar medidas legais cabíveis pra garantir ao Conselho o direito de deliberar sobre o assunto.

Na pauta do Conselho, estava marcada a votação de um parecer da Agência, que garantia haver água em quantidade suficiente no Rio São Francisco para o projeto de integração de bacias do Nordeste. Caso fosse aprovado na reunião suspensa, o Conselho publicaria uma resolução viabilizando a concessão do uso da água e o licenciamento ambiental para o projeto.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais