Km 94: obras serão iniciadas até 8 de setembro

A previsão é que a obra seja concluída em 150 dias (Foto: PRF/SE)

Após mais de um ano do desabamento do trecho da BR 101, o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) dará inicio as obras de recuperação do KM 94 [entre Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão]. O trecho da pista desabou no dia 22 de junho de 2014. A obra está orçada em torno de R$ 7 milhões de reais com recursos garantidos pelo Ministério dos Transportes. A previsão é que a obra seja concluída em 150 dias.

Após a empresa vencedora da licitação não ter comparecido para assinar o contrato, o DNIT caracterizou a obra como sendo de 'caráter emergencial' com o intuito de contratar uma empresa para dar início à obra, segundo informa o atual superintendente do DNIT, Ismael Silva

“A empresa vencedora da licitação foi chamada a assinar o contrato, mas infelizmente ela não compareceu e a obra tem um ano e três meses daquele jeito. Assinamos na frente de vocês o decreto de emergência da obra para ter direito a celeridade e evitar a licitação e até dia 8 uma empresa ainda a ser escolhida estará dando ordem de serviço para a obra”, conta.

Os serviços realizados serão de estabilização e recomposição de aterro, afastamento de canal existente, drenagem, pavimentação, sinalização rodoviária e obras complementares tais como desvios e reconstrução de barreira de segurança [conhecida como New Jersey].

Superintendente do Dnit, Ismael Silva diz que a obra é complexa 

De acordo com o superintendente Ismael Silva, apesar da complexidade da obra, a única alternativa encontrada foi permanecer o trafego de veículos na pista da direita (sentido Aracaju-Salvador). “Esse é um dos aspectos da complexidade da obra e de difícil realização, mas que não podemos interromper o tráfego de veículos. A obra está em risco grave. Então, a primeira ação nossa a partir do dia 8 é sustentar e fortalecer a obra, escorar a existente e depois fazer um outro aterro ampliando o acostamento para poder liberar a obra definitiva estrutural com vergadura”, informa.

Causas do desabamento

Segundo o superintendente Ismael Silva, após estudo realizado pelo órgão, foi constatado que o erro do projeto teria sido o causador do desabamento. “O estudo que foi feito pelo DNIT antes deu chegar, está caracterizado que foi erro de projeto. A parte estrutural não foi bem projetada e aí a parte estrutural é tudo porque na estrutura de prédios tem vigas, pilares, mas na estrutura de estrada é o adensamento da massa de terra com a de concreto ou asfalto. Foi um problema de cálculo estrutural. A visão do Dnit é que houve falha projetada. O Dnit acionou a justiça querendo ser ressarcido pela empresa da realização dessa obra que nós vamos fazer e está tramitando na justiça processual”, afirma.

Por Aisla Vasconcelos

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