
Os Correios realizaram, no primeiro semestre deste ano, a codificação postal dos logradouros do município de Lagarto. Cada rua, avenida, travessa e praça passou a ter um CEP específico, para facilitar e acelerar a distribuição de objetos postais no município, que antes possuía um CEP único e genérico (49400-000) para todos os endereços.
Feito com o apoio da Prefeitura Municipal, responsável pelo fornecimento de dados e mapas, o trabalho de codificação postal por logradouro foi concluído em abril, quando houve a publicação oficial, no site dos Correios, da relação dos 1.214 novos CEPs de Lagarto, que vão de 49400-001 a 49419-999.
Foram atribuídos códigos postais para todos os logradouros situados nos 19 bairros do perímetro urbano (incluindo três zonas de expansão e a zona industrial da cidade) e para os três povoados onde há distribuição domiciliária de correspondências e encomendas: Colônia Treze, Brasília e Jenipapo.
Atualização de CEPs
Mesmo transcorridos quatro meses, apenas uma pequena parcela da população está utilizando os códigos. De acordo com um levantamento feito pela Superintendência dos Correios em Sergipe, os novos CEPs constam em menos de 15% das encomendas destinadas a Lagarto.
Porém, em cerca de 30 dias, o CEP único e genérico deixará de ser aceito, e só serão entregues encomendas e correspondências que tenham o endereço completo, o que inclui – necessariamente – o novo código postal. A não utilização dos CEPs específicos passará a implicar na devolução de objetos postais aos remetentes, motivada por endereçamento insuficiente.
“Em função da nova codificação postal, os Correios atualizaram todos os fluxos operacionais internos, de modo a agilizar, com a utilização da nova base de dados, toda a cadeia operacional, que compreende a postagem, o tratamento, o transporte e a distribuição de objetos postais”, explica o superintendente dos Correios em Sergipe, Washington Bonfim.
Divulgação
Segundo os Correios, a prefeitura será acionada nos próximos dias para reforçar a divulgação dos novos CEPs junto à população, orientando os moradores a adotarem as providências necessárias à atualização dos seus respectivos endereços junto aos correspondentes, como bancos, lojas, operadoras de telefonia, entre outras instituições. Os códigos postais podem ser consultados no ‘Busca CEP’, disponível no site dos Correios: www.correios.com.br.
Fonte: Correios