Licença ambiental para o projeto da Vale

Genival Nunes (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes Silva, já recebeu das mãos do gerente de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Vale, Mauro Vieira Lima, documentos que subsidiarão o pedido de licença ambiental de instalação, feito à Adema,a para análise e aprovação da implantação da Usina do Projeto Carnalita.

Uma vez instalado o complexo, Sergipe passará a ser o único Estado brasileiro com extração de potássio, a partir do minério carnalita. Apenas 8% do potássio que o Brasil consome é produzido no País, o restante é importado. A produção de potássio, a partir da carnalita, reduzirá a dependência externa do país na importação deste insumo, essencial à produção de fertilizantes.

A nova tecnologia a ser implantada pela Vale para a extração do potássio será desenvolvida através de poços subterrâneos. A mineração da carnalita será realizada a partir da injeção de água em poços onde serão dissolvidos os sais da carnalita.

A salmoura será então retirada do subsolo e processada na superfície. A produção inicial do cloreto de potássio está estimada em 1,2 milhão de toneladas anual, com boas perspectivas de vir a ser ampliada, posteriormente.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais