
Um homem investigado por integrar um grupo criminoso especializado em furtos, fraudes e receptação morreu após entrar em confronto com a polícia durante uma operação realizada na manhã desta quarta-feira, 1º, em Itabaiana, agreste sergipano. A ação foi conduzida pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Itabaiana, com apoio do 7º Batalhão da Polícia Militar.
Segundo informações da polícia, o suspeito, que era alvo de um mandado de prisão preventiva, tentou fugir ao perceber a chegada das equipes. Armado, ele invadiu uma residência vizinha e disparou contra os policiais, que revidaram. O homem foi alvejado, socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Itabaiana, mas não resistiu aos ferimentos.
A operação é resultado de uma investigação iniciada a partir de um inquérito policial que apurava a atuação do grupo desde 2019. De acordo com o delegado Matheus Cardillo, a quadrilha era envolvida em crimes patrimoniais como furtos, roubos, receptação, contrabando, porte ilegal de arma, lavagem de dinheiro, além de falsas comunicações de crime e fraudes contra seguradoras. O prejuízo estimado chega a R$ 484 mil.
Durante a ação, além do cumprimento do mandado de prisão, foram executados seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Itabaiana e Campo do Brito. Foram apreendidos documentos, celulares, veículos de luxo e efetuado o bloqueio de bens e valores nas contas dos investigados, visando garantir a reparação dos prejuízos.
Um dos casos que chamou a atenção durante as investigações envolveu o furto de um veículo em dezembro de 2024. O automóvel, que já havia pertencido ao pai do principal suspeito, foi levado enquanto o proprietário jantava em um restaurante em Itabaiana. A subtração teria sido facilitada pelo uso da chave reserva. Imagens de câmeras e dados de rastreamento comprovaram a movimentação do carro entre os municípios de Frei Paulo, Simão Dias e Lagarto, acompanhado por outro veículo ligado ao grupo.
As investigações continuam com a análise do material apreendido e o compartilhamento de informações com outros órgãos de persecução penal para identificar novas ramificações do esquema criminoso. A Polícia Civil reforça o compromisso com o combate qualificado aos crimes patrimoniais na região.
A Polícia Civil ressalta a importância da colaboração da sociedade no enfrentamento à criminalidade. Informações podem ser repassadas de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181, serviço gratuito e sigiloso que auxilia no avanço das investigações e na responsabilização dos criminosos.
por João Paulo Schneider