Liderança do tráfico de drogas em Sergipe é presa no estado de São Paulo

Ação conduzida pelo Cope, com apoio da Polícia Civil paulista, é desdobramento de apreensão de mais de 200 kg de drogas em Itaporanga d’Ajuda

(Foto: SSP)

A Polícia Civil de Sergipe (PC/SE), por meio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), deflagrou na manhã desta terça-feira, 23, a Operação Hibernação Final, que resultou no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra um investigado apontado como um dos maiores articuladores do tráfico de drogas com atuação em Sergipe. A ação ocorreu no município de Paranapanema, no interior do estado de São Paulo, com apoio operacional do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil de São Paulo e suporte da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol/PC/SE).

De acordo com o delegado Dernival Eloi, a operação é desdobramento das investigações iniciadas após a desarticulação de um depósito de drogas localizado em Itaporanga d’Ajuda, em abril deste ano, ocasião em que foram apreendidos mais de 200 quilos de maconha prensada. A partir desse fato, foi instaurado inquérito policial com o objetivo de identificar e responsabilizar os integrantes de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e a outros crimes conexos.

No curso das investigações, a Polícia Científica sergipana confirmou que vestígios coletados no depósito pertenciam a um dos investigados, responsável pela coordenação da distribuição do entorpecente no estado de Sergipe. As apurações também revelaram que o investigado já havia sido preso no contexto da Operação Parvus, deflagrada em 2012 pela Polícia Federal, no estado de Sergipe. Contra ele, além dos mandados expedidos no âmbito da investigação conduzida pela PC/SE, também havia mandado de prisão em aberto expedido pela 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Com o aprofundamento das diligências, constatou-se que o investigado exercia papel estratégico na organização criminosa, atuando como uma das principais lideranças do tráfico de drogas do país. O mesmo ostentava elevado poderio financeiro, acesso a armamentos e mantinha articulações criminosas interestaduais e internacionais, com vínculos identificados em países como Colômbia, Bolívia e Paraguai, permanecendo foragido da Justiça há vários anos.

As investigações também apontam que o principal alvo da operação acumula dezenas de passagens e condenações nos estados de Sergipe, São Paulo, Bahia, Mato Grosso e Minas Gerais, por crimes previstos na Lei de Drogas, Lei de Organização Criminosa, Estatuto do Desarmamento, lavagem de capitais, falsificação de documentos e homicídios. Em um dos processos, inclusive, foi identificada a falsificação de certidão de óbito, com o objetivo de induzir à extinção da punibilidade penal.

Durante o cumprimento das ordens judiciais em São Paulo, os policiais constataram que o investigado levava uma vida de alto padrão econômico, residindo em condomínio fechado, localizado em área cercada por represas, própria para prática de esportes aquáticos. No local, foram apreendidos aparelhos celulares, documentos e anotações de interesse investigativo, que irão subsidiar a continuidade das apurações.

Outro investigado identificado como integrante da organização criminosa permanece foragido, e as diligências seguem em andamento para sua localização.

O nome da operação, Hibernação Final, faz alusão ao apelido atribuído ao investigado, conhecido como “Puff”, em referência ao personagem Urso Pooh, da Walt Disney. A denominação simboliza o período em que o alvo permaneceu oculto, buscando se furtar da aplicação da lei penal, encerrado com a efetivação da ação policial.

 

Fonte: SSP

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais