Litoral de Sergipe teve 266 mortes de tartarugas no mês de janeiro

Número de tartarugas mortas no litoral sergipano aumento em 2021 em relação ao mês de janeiro de 2020. (Foto: Tamar)

O número de tartarugas mortas registradas no litoral de Sergipe no mês de janeiro de 2021 já é maior do que a registrada em 2020. Ao todo, 266 tartarugas foram encontradas sem vida no litoral sergipano antes mesmo do final do mês, que compreende o período de reprodução da espécie.

Em 2020, 150 tartarugas foram mortas na costa sergipana no mesmo período. “O principal problema aqui em Sergipe é a interação das tartarugas com a pesca, em especial a rede de camarão. Do dia 1° ao dia 15, com as embarcações paradas pelo período de defeso, haviam sido registradas 25 tartarugas mortas. Entre os dias 16 e 27, foram 241 mortas e encalhadas”, afirma o biólogo Fábio Lira, do Projeto Tamar.

As mortes tem acontecido em todo o litoral do estado, especialmente nas praias do litoral sul. Segundo Fábio, existem formas de se precaver dos acidentes. “Existem duas grandes formas que temos trabalhado muito. Uma delas é o uso do dispositivo para a saída das tartarugas. Quando a tartaruga entra na rede, ela tem um espaço que consegue sair. Ainda é muito difícil para os pescadores, mas estamos trabalhando e mostrando a eles, pois o dispositivo não interfere na pesca. Outra coisa seria a mudança do período de defeso para um período que englobasse o mês de janeiro por completo, se possível o mês de fevereiro,” diz o biólogo.

Ao todo, o ano de 2020 teve cerca de 800 tartarugas mortas entre o litoral sul de Alagoas e o litoral norte da Bahia, local que engloba o estado de Sergipe por conta da procura da espécie pelo litoral sergipano.

Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais