Pouca gente sabe, mas a Arquidiocese de Aracaju foi a responsável pela fundação da Faculdade Católica de Filosofia, que mais tarde se incorporaria à UFS. Assim como foi grande batalhadora pela defesa dos direitos trabalhistas das empregadas domésticas, fundadora do SAME. É para contar essa história que o Monsenhor José Carvalho de Souza escreveu “Presença participativa da Igreja Católica na História dos 150 anos de Aracaju”. Monsenhor Carvalho observa encenação sobre seu livro
No livro, baseado na recolha de depoimentos e também nas próprias memórias do clérigo, é contada toda a história da Arquidiocese, desde a sua fundação, através das ações dos seus dirigentes. Nomes como Monsenhor Silveira, e Monsenhor Olímpio Campos aparecem no livro, esclarecendo o papel deles na construção da sociedade aracajuana.
O lançamento do livro aconteceu na última terça-feira na sociedade Semear, onde o Monsenhor Carvalho pôde apresentar sua obra e autografá-la para os presentes. Ilustrando passagens do livro, na ocasião foi apresentada a peça “Parabéns Aracaju”, sketch escrita por Lílian Rocha, dirigida por Denis Leão e encenada pelo grupo de teatro Arquibancada.
Algumas personalidades ilustres prestigiaram o lançamento, como o governador eleito, Marcelo Déda, o prefeito Edvaldo Nog ueira e o historiador Luiz Antônio Barreto. “O capítulo referente à contribuição da Igreja na formação da capital, desde a casa de oração São Salvador a construção da Matriz é muito interessante. Acho que esse livro vem trazer uma contribuição formidável à historiografia de Aracaju”, comentou Luiz Antônio.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B