![]() |
Garis são barrados na empresa (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Pelo segundo dia consecutivo, a Torre Empreendimentos suspende a coleta de lixo em Aracaju e a população enfrenta transtornos, com o acúmulo de lixo nas portas das residências e até em canteiros centrais de movimentadas avenidas. O acúmulo de lixo traz uma outra preocupação: a carga horária excessiva para os garis no momento em que a atividade for normalizada.
A diretoria do Sindicato dos Empregados da Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe (Sindelimp) buscará a intermediação do Ministério Público do Trabalho para evitar que a carga horária seja extrapolada. A ideia, segundo o presidente do sindicato, Rayvanderson Fernandes, seria a prefeitura firmar um contrato emergencial com uma outra empresa para evitar transtornos maiores para a população e para os trabalhadores.
“A cidade foi transformada em uma lixaria”, desabafa o presidente do (Sindelimp), preocupado com os reflexos desta paralisação sobre os trabalhadores, que coletam diariamente cerca de 900 toneladas de lixo na capital sergipana.
Sem transparência
![]() |
Lixo se acumula em toda cidade |
Nesta quinta-feira, 13, os trabalhadores chegaram pontualmente às 6h30 à sede da empresa no São Conrado preparados para iniciar as atividades, mas o chefe do setor transmitiu orientações para que eles retornassem às respectivas residências porque a coleta de lixo permaneceria suspensa. “Meu chefe disse que era pra gente voltar pra casa porque a empresa não tinha recebido o pagamento da prefeitura”, revelaram os funcionários, que preferem manter o anonimato temendo represálias.
Apesar de orientar os trabalhadores a suspender a coleta de lixo, a diretoria da empresa não se manifestou. Os jornalistas se concentraram na porta da Torre, mas não conseguiram muitas informações a respeito dos motivos que levaram a empresa a suspender a prestação do serviço. Os funcionários informaram que a pessoa indicada seria o gerente José Carlos Dias, que estaria em viagem. O Portal Infonet tentou contato, mas não obteve êxito.
![]() |
Torre: portas fechadas por falta de pagamento |
Os comentários que surgem entre os trabalhadores, confirmados pela diretoria do Sindelimp, indicam que a suspensão da coleta de lixo seria um protesto da empresa contra a falta de pagamento de faturas correspondente a três meses de prestação de serviços. Mas a dívida da Prefeitura de Aracaju com a Torre é uma incógnita. O Portal Infonet tentou uma entrevista com o presidente da Empresa de Serviços Urbanos (Emsurb), mas a assessoria de imprensa informou que não teria autorização para prestar maiores esclarecimentos e que o presidente estaria muito ocupado para receber jornalistas.
O Portal Infonet tentou contatos com o prefeito João Alves Filho (DEM) e também não conseguiu. A Secretaria Municipal de Comunicação se comprometeu a prestar esclarecimentos, mas até o momento não se manifestou. O Portal permanece à disposição. Informações devem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B