Lixões: nenhum município sergipano cumpriu prazo

Medidas para acabar com lixões caminham lentamente (foto: Arquivo Portal Infonet)

O prazo para que todos os municípios extingam os lixões no país se encerra neste sábado, 2 de agosto de 2014. Em Sergipe, nenhum dos municípios conseguiu cumprir o prazo, após quatro anos desde a sanção da Lei 12.305, em 2010. Em Aracaju foi criado um aterro, como previsto na lei, mas o plano de resíduos sólidos está ainda em fase de conclusão.  Nos demais municípios as medidas para acabar com os lixões caminham a passos lentos. Até este sábado, 60% das cidades brasileiras não se adequaram à Política de Resíduos Sólidos.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nune, elogiou a lei, mas ressalta que para acabar com os lixões são necessárias medidas que auxiliem na eliminação e descarte correto do lixo. Para ele, implementar a coleta seletiva, incentivar, organizar os catadores municipais, formar cooperativas e  criar uma estrutura funcional dos catadores, são ações que garantiram o cumprimento da lei.

Na grande Aracaju, segundo o secretário, está concentrado mais de 60% do lixo, que tem o destino correto. “Em Sergipe, a grande Aracaju corresponde a mais de 70% do resíduo de lixo no estado, o que atrai a iniciativa privada. Não é que problema esteja resolvido porque fez um aterro sanitário, mas mais de 60% do lixo tem um destino correto. Os municípios que colocam o resíduo nos aterros, não tem plano de encerramento”, diz.

Responsabilidade

De acordo com Nunes, o estado é o responsável pelo lixo, bem como os municípios. “O estado tem também seu papel e teria que fazer o plano de resíduos sólidos, incentivo a catadores, dentre outros. Houve investimentos  e organizou os consórcios. Hoje temos a grande Aracaju, sul-centro-sul,  agreste central e baixo Francisco. Então a gente observa que os municípios sergipanos estão nos consórcios, embora não tenham feito os planos intermunicipais”, explica.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais