Luiz Moura comenta diminuição do desemprego no Estado

Durante uma entrevista concedida ao programa Comando Geral, da Rádio Jornal, o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), Luiz Moura, comentou os resultados da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)atestando que a taxa de desemprego no Estado diminuiu. Durante a entrevista, Moura traçou um perfil do mercado de trabalho em Sergipe.

“Em 2003, Sergipe tinha 245.000 trabalhadores formais, com carteira assinada. Dos quais 99.000 eram funcionários públicos, em sua maioria mulheres, num total de 56.000 funcionárias. Em 2004 tivemos um aumento de 9.000 empregos formais. Totalizando aproximadamente 254.000 empregados. Mas muitos empregos informais, sem carteira assinada, devem ter sido criados. Contudo não há pesquisa para que se possa chegar até esse número”, explicou.

Um outro aspecto interessante levantado pelo economista é que a maioria dos empregos criados oferecem salários de, no máximo, dois e meio salários mínimos. E que a maioria dos demitidos recebiam em média quatro e meio salários mínimos. Moura expôs ainda outros números da economia sergipana.

“As vendas no comércio cresceram 5 %. A expectativa é que o final de ano fizesse esse número ser maior. Só que a maioria dos trabalhadores utilizou o 13º para o pagamento de dívidas. Um outro ponto é que cresceu o número de cheques sem fundo. Em dezembro de 2003 eles representavam algo em torno de 29 milhões de reais. Em dezembro de 2004 esse valor saltou para 39 milhões”, afirmou.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais